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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/4348
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dc.contributor.advisorMollo, Maria de Lourdes Rollemberg-
dc.contributor.authorAndrade, Mário Rudá Pontes de-
dc.date.accessioned2010-04-27T22:06:41Z-
dc.date.available2010-04-27T22:06:41Z-
dc.date.issued2009-06-
dc.date.submitted2009-06-
dc.identifier.citationANDRADE, Mário Rudá Pontes de. Conta satélite do turismo: estrutura, análise e desafios para implementação no caso brasileiro. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4348-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.pt_BR
dc.description.abstractDesde 2001 a Organização Mundial do Turismo (OMT) vem divulgando, principalmente entre seus países membros, a metodologia da Conta Satélite do Turismo. Capaz de mensurar economicamente a atividade turística, trazendo, entre outros indicadores, a relação do turismo com os demais setores e o valor econômico agregado, a CST desponta como importante ferramenta estratégica, permitindo a comparação ao longo do tempo e entre os países que a utilizam. No Brasil, a possível divulgação de uma Conta Satélite do Turismo ainda requer tempo e pesquisas específicas. Nesse sentido, este trabalho apresenta toda a estrutura da Conta Satélite do Turismo, sua ligação com as Contas Nacionais e os desafios para a implementação no caso brasileiro.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConta satélite do turismo : estrutura, análise e desafios para implementação no caso brasileiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.description2Dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Turismo da Universidade de Brasília como requisito para obtenção do título de Mestre.en
dc.subject.keywordTurismoen
dc.subject.keywordEconomiaen
dc.subject.keywordContabilidade socialen
dc.location.countryBRAen
dc.description.abstract1Since 2001, the World Tourism Organization (UNWTO) is spreading, especially among its member countries, the Tourism Satellite Account Method (CST). The CST is capable of measuring tourism as an economic activity, identifying, among other indicators, the relationship of tourism with other sectors and economic value added. This system emerges as important strategic tool allowing comparison over time and between countries that use it. There are several matters, like specifics researches, that need to be done before launching the system in Brazil. Accordingly, this work presents the whole structure of the Tourism Satellite Account, its link with the National Accounts and the challenges to implement the system in Brazil.en
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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