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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4340
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Title: As identidades femininas : discurso e letramento no contexto escolar
Authors: Silva, Luzia Rodrigues da
Orientador(es):: Magalhães, Maria Izabel Santos
Assunto:: Letramento
Identidade social - mulheres
Análise do discurso - crítica
Issue Date: Jun-2008
Citation: SILVA, Luzia Rodrigues da. As identidades femininas: discurso e letramento no contexto escolar. 2008. 337 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Nesta tese, cuja pesquisa foi de cunho etnográfico e qualitativo, trato da construção das identidades de gênero, especialmente a das mulheres, na relação com o letramento no contexto escolar. O objetivo principal foi o de pesquisar as relações entre discurso e constituição das identidades de mulheres professoras nas práticas de letramento escolar, com base na abordagem da Análise de Discurso Crítica. Para alcançar esse objetivo, e outros que são apresentados, realizei pesquisa – com oito professoras – em escola federal e escola estadual. As bases teóricas para a condução de meu trabalho foram: Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, trad., 2001, 2003a), Lingüística Sistêmico-funcional (Halliday, 1994, Halliday e Matthiessen, 2004), Letramento (Street, 1984, org., 1993, 1995, org., 2001, Barton, 1994, Barton e Hamilton, 1998, Martin-Jones e Jones, orgs., 2000, Kalman, 2005), Gênero Social (Talbot, 1998, 2006; Cameron, 1992, 2006; Walsh, 2001; Lazar, orga., 2005; Magalhães, 1995, 2003, 2005a, 2005b; Holmes e Meyerhoff, org., 2006). Além dessas teorias, emprego discussões sobre Ideologia (Thompson, 1995), mudanças da sociedade contemporânea (Giddens, 2002). Por meio do emprego dessas teorias, pude chegar a considerações, tais como: há mulheres que, associadas à tradição e, portanto, ao modelo autônomo de letramento, não promovem mudanças na sala de aula, nos modos de uso do letramento; elas não acenam para a reflexividade, capaz de implusioná-las à reconfiguração das práticas em que estão situadas e a uma consciência crítica dos significados que as representam e representam o mundo, pois, como enfatiza Street (2000), a noção autônoma de letramento está relacionada à visão de pessoas reificadas. Em contrapartida, há também mulheres com visão de mudança, que se situam em lugares sociais de empoderamento. Suas práticas de letramento indicam valores e crenças que estão relacionados às mudanças da modernidade posterior. Apresentam reflexão sobre os problemas sociais, especialmente as questões identitárias femininas, sugerindo consciência de gênero e, portanto, de sua posição no mundo social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This ethnographic and qualitative research study deals with gender identities, specifically of the women, in relation to literacy in the classroom context. Based upon Critical Discourse Analysis the study sought to study the relations between discourse and the constitution of teacher identities in classroom literacy practices. In light of this, and due to other objectives to be given later on, the study was conducted with eight female teachers from federal and state schools. The theoretical bases for this study were Critical Discourse Analysis (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, trad., 2001, 2003a), Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994; Halliday & Matthiessen, 2004), Literacy Studies (Street, 1984, org., 1993, 1995, org., 2001; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Martin-Jones & Jones, orgs., 2000; Kalman, 2005), Gender Studies (Talbot, 1998, 2006; Cameron, 1992, 2006; Walsh, 2001; Lazar, org., 2005; Magalhães, 1995, 2003, 2005a, 2005b; Holmes & Meyerhoff, orgs., 2006). In addition to these theories, discussions on ideology (Thompson, 1995) and changes in contemporary society (Giddens, 2002) were also considered. Through these theories, it was possible to deduce the following: there are women teachers who are tied to tradition and hence the autonomous literacy model. Thus they do not stimulate changes in the classroom and in ways of using literacy; they do not work towards reflexivity so as to reconstruct the practices in which they are situated as well as develop a critical awareness on the meanings that represent them and the world. For, as Street (2000) points out the notion of autonomous literacy is related to a reified vision of people. At the same time, there are women with a vision of change, they are socially situated in places of empowerment. Their literacy practices indicate values and beliefs that are related to changes in late modernity. Further, they show reflection on social problems, especially feminine identity issues, thus suggesting awareness of gender and therefore, their positions in the social world.
Description: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.
Appears in Collections:LIP - Doutorado em Linguística (Teses)

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