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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43341
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Title: A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio
Other Titles: The WebQuest as a digital evaluation proposal in the context of critical meaningful learning in sciences for High School
La WebQuest como propuesta de evaluación digital en el contexto del aprendizaje significativo crítica en ciencias para la escuela secundaria
Authors: Ferreira, Marcello
Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Costa, Marcos Rogério Martins
Soares Neto, Joaquim José
Assunto:: Avaliação
Itens digitais
Física - ensino e estudo
Aprendizagem significativa crítica
WebQuest
Issue Date: 10-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Citation: FERREIRA, Marcello et al. A WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 1, p. 1-32, jan./jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/35023. Acesso em: 06 abr. 2022.
Abstract: O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais, conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver, como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT, que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs.
Abstract: High school has been the stage of education with the weakest results in large-scale national assessments. Therefore, there is an urgent need for interventions that can reverse this reality. In this article, we adopt an educational theory capable of engendering meaningful critical learning that, combined with new digital technologies, conforms to the non-linear mode of learning. With this theoretical approach, the objective is to develop, as a technological product, an evaluation strategy based on WebQuests, in conjunction with TRI-CAT technologies, which have characteristics that are impossible to mimic in evaluations by non-digital means. This proposal applies to the teaching of Science in the discipline of Physics in High School. To this end, this study is presented in three parts. In the first part, there is a reasoned discussion about the educational and evaluative assumptions that can support a WebQuest proposal with multiple choice items. In the second, the methodological assumptions of this technological research are addressed. In the third part, the WebQuest model with multiple choice items is described, exposing part of the results achieved in the pilot project, which included the participation of nine high school students. As a result, this article points out that WebQuest with multiple choice items is a tool that can contribute to the development of teaching methodologies more similar to ICTs.
Resumen: La escuela secundaria ha sido la etapa de la educación con los resultados más débiles en las evaluaciones nacionales a gran escala. Por tanto, existe una necesidad urgente de intervenciones que puedan revertir esta realidad. En este artículo, hemos adoptado una teoría educativa capaz de generar un aprendizaje crítico significativo que, combinado con las nuevas tecnologías digitales, se ajusta al modo de aprendizaje no lineal. Con este enfoque teórico, el objetivo es desarrollar, como producto tecnológico, una estrategia de evaluación basada en WebQuests, junto con tecnologías TRI-CAT, que tienen características imposibles de imitar en evaluaciones por medios no digitales. Esta propuesta aplica a la enseñanza de las Ciencias en la disciplina de Física en el Bachillerato. Para ello, este estudio se presenta en tres partes. En la primera parte, hay una discusión razonada sobre los supuestos educativos y evaluativos que pueden respaldar una propuesta de WebQuest con elementos de opción múltiple. En el segundo, se abordan los supuestos metodológicos de esta investigación tecnológica. En la tercera parte se describe el modelo WebQuest con ítems de opción múltiple, exponiendo parte de los resultados alcanzados en el proyecto piloto, que contó con la participación de nueve estudiantes de secundaria. En consecuencia, este artículo señala que WebQuest con ítems de opción múltiple es una herramienta que puede contribuir al desarrollo de metodologías de enseñanza más similares a las TIC.
Licença:: Esta revista está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35023
Appears in Collections:IF - Artigos publicados em periódicos
PGE - Artigos publicados em periódicos

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