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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43016
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Title: Ecossistema de inovação para eficiência do gasto público : uma pesquisa-ação no Ministério da Educação
Authors: Sant'ana, Tomás Dias
Orientador(es):: Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Assunto:: Eficiência do gasto público
Ecossistema de inovação
Gestão pública
Universidades federais
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Issue Date: 8-Jan-2022
Citation: SANT’ANA, Tomás Dias. Ecossistema de inovação para eficiência do gasto público: uma pesquisa-ação no Ministério da Educação. 2021. 172 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Em um mundo de organizações cada vez mais especializadas, uma única organização normalmente não possui recursos internos para o desenvolvimento e para a implantação de uma inovação ou de uma melhoria significativa da gestão. O ecossistema de inovação possibilita construir uma estratégia em rede permitindo que as organizações possam colaborar e evoluir conjuntamente, sobretudo em organizações públicas em que é crescente a expectativa da população por melhores serviços e os recursos são escassos. Assim, para o desenvolvimento desta tese, propõe-se a utilização da teoria do ecossistema de inovação para estruturar mecanismos para eficiência do gasto, no âmbito das instituições da rede federal brasileira de educação (universidades e institutos federais). Essa escolha se justifica pela lacuna apontada por Grobbelaar (2018) de que, embora o ecossistema de inovação tenha sido explorado no contexto empresarial, sua aplicação no contexto universitário continua escassa. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e o procedimento utilizado foi a pesquisa-ação, com a aplicação no Ministério da Educação (MEC), e com foco nas 110 instituições da rede federal brasileira de educação. Após o levantamento e análise das publicações científicas sobre a estruturação do ecossistema de inovação e sobre a eficiência do gasto público, foi construído o modelo denominado Ecossistema de Inovação para Eficiência do Gasto Público em Instituições da Rede Federal Brasileira de Educação. O modelo é composto por três camadas: a (1) camada central, composta pelo MEC como órgão supervisor e que exerce influência sobre as instituições; a (2) camada plataforma, que deve ser fornecida pela organização central; e a (3) camada de desenvolvimento e aplicação composta por atores que têm relacionamentos próximos com as atividades do ecossistema de inovação. Como resultados foram estruturados no ecossistema de inovação, 16 projetos para melhoria da eficiência do gasto nas instituições, sendo nove projetos novos, que foram desenvolvidos a partir da estrutura do ecossistema de inovação e sete projetos existentes, que foram incorporados ao ecossistema e disponibilizados para todas as instituições. Por fim, entende-se que os objetivos foram alcançados, com destaque para as seguintes contribuições principais: a construção de um modelo de ecossistema de inovação para eficiência do gasto nas instituições da rede federal brasileira de educação e a apresentação de como as instituições públicas, sobretudo aquelas ligadas a área de educação federal, podem se organizar e articular desenhos de parcerias para promover a inovação e a eficiência do gasto público.
Abstract: In a world of increasingly specialized organizations, a single organization usually does not have the internal resources to develop and implement an innovation or a significant improvement in management. The innovation ecosystem makes it possible to build a network strategy allowing organizations to collaborate and evolve together, especially in public organizations, in which people's expectation for better services is growing and resources are scarce. Consequently, to develop this thesis, the case study seeks to use the ecosystem of innovation theory to structure mechanisms for efficiency of expenditure, within the scope of the institutions of the Brazilian federal education network (universities and federal institutes). This choice is justified by the gap pointed out by Grobbelaar (2018), who stated that although the innovation ecosystem has been explored in the business context, its application in the university context remains scarce. The study was conducted with a qualitative approach and the procedure used was action research, with application in the Ministry of Education (MEC) and focusing on 110 institutions of the Brazilian federal education network. After surveying and analyzing scientific publications on the structuring of the innovation ecosystem and on the efficiency of public spending, the model called Innovation Ecosystem for Public Spending Efficiency in Institutions of the Brazilian Federal Education Network was built. The model is composed of three layers: (1) the central layer, with the MEC as a supervisory body in which exerts influence over the institutions; the (2) platform layer that must be provided by the central organization; and the (3) development and application layer composed of actors that have close relationships with the activities of the innovation ecosystem. As a result, sixteen projects were structured in the innovation ecosystem to improve the efficiency of spending in institutions, nine new projects, which were developed from the structure of the innovation ecosystem and seven existing projects, which were incorporated into the ecosystem and made available for all institutions. Finally, it is understood that the objectives were achieved, with emphasis on the following main contributions: the construction of an innovation ecosystem model for efficient spending in institutions of the Brazilian federal education network; and the presentation of how public institutions, especially those linked to the area of federal education, can organize and articulate partnership designs to promote innovation and efficiency in public spending.
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PPGA - Doutorado em Administração (Teses)

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