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dc.contributor.authorBarroso, Eloísa Pereira-
dc.contributor.authorSantana, Thalita Kalix Garcia-
dc.date.accessioned2022-02-02T21:08:43Z-
dc.date.available2022-02-02T21:08:43Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.citationBARROSO, Eloísa Pereira; SANTANA, Thalita Kalix Garcia. As relações entre cultura alimentar e turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, Brasília, v. 4, n. 6, p. 97-116, 2016. DOI: 10.26512/revistacenario.v4i6.18311. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18311. Acesso em: 2 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42809-
dc.description.abstractO presente artigo tem a finalidade de aprofundar na discussão das relações entre cultura alimentar e turismo. Em um contexto de maior evidência comercial da gastronomia brasileira internacionalmente, haveria uma relação entre ela e o turismo no país? Para responder à essa inquietação, trata-se, através de uma revisão teórica, da formação da cultura alimentar e de como, a partir dos conceitos de cultura, identidade e memória, foram se construindo alguns dos aspectos das culturas alimentares brasileiras. A partir disso, discute-se a formação do turismo como fenômeno moderno e como se dá sua relação com a cultura alimentar. Finaliza-se analisando o processo de construção de entendimento dessa relação no Brasil. Aponta-se que os diversos aspectos da cultura alimentar brasileira podem ser utilizados para políticas públicas de fomento do turismo gastronômico no país: valorizando a identidade cultural e empoderando as populações locais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma Pós-Graduação em Turismo, do Centro de Excelência em Turismo, da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs relações entre cultura alimentar e turismopt_BR
dc.title.alternativeThe connections between food culture and tourismpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCultura alimentarpt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordGastronomiapt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.rights.license(CC BY SA) Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/18311. Acesso em: 2 fev. 2022.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/revistacenario.v4i6.18311pt_BR
dc.description.abstract1This paper aims to discuss the connections between Food Culture and Tourism. In a context in which Brazilian Gastronomy has had an international evidence, would it have in the country any relation between Food Culture and tourism? In an attempt to answer this question, this paper draws a theoretical review of Food as cultural construction. To do so, it goes through the concepts of culture, identity and memory – and how they build up some aspects of Brazilians Food Cultures. From there, it presents the discussion of Tourism formation and how it relates to Food Culture. It ends analyzing how this relation’s process is construc-ted in Brazil. It is pointed out that the diversity of Brazilian Food Culture aspects can be used by public politics to foment the Gastronomic Tourism in the country: valuing the cultural identity and empowering local populations.pt_BR
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