Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_SmartphonesProcessoEducacional.pdf1,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
Other Titles: Smartphones in the educational process : proposing possibilities
Authors: Sá Filho, Paulo de
Castioni, Remi
Assunto:: Educação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aplicativos
Issue Date: 2021
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citation: SÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022.
Abstract: O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.
Abstract: The smartphone has stood out as a widely used technological resource. This fact is confirmed by observing that in 2018 in Brazil there were already 306 million smartphones in use and that since 2015 the smartphone is the most used resource for Internet access. When verifying this reality, thinking about ways and methods to use the smartphone as an educational resource in the teaching-learning process becomes very important. Thus, the purpose of this article is to present smartphone applications: Cousera, Mindly, PowToon and Edmodo, which can be used in the teaching-learning process. For this, the use of new technologies in education will first be contextualized, especially the smartphone before the Covid 19 pandemic. Continuing, it will be demonstrated how these applications can be used in the teaching-learning process. Thus, this study aims to help teachers at all levels of education to implement the use of smartphones in the educational context.
DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620
Appears in Collections:PGE - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/42680/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.