Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/4262
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_PaulodeTarsoCostadeSousa.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open
Title: O capital social estratégico como recurso para a gestão da informação e do conhecimento no processo eleitoral brasileiro
Authors: Sousa, Paulo de Tarso Costa de
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Redes de relações sociais
Sociedade da informação
Eleições
Issue Date: 16-Apr-2010
Citation: SOUSA, Paulo de Tarso Costa de. O capital social estratégico como recurso para a gestão da informação e do conhecimento no processo eleitoral brasileiro. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A partir de teorias oriundas da Ciência da Informação, da administração e da sociologia, foi criado o modelo de capital social estratégico, que permite, com a visão da gestão da informação e do conhecimento, a compreensão do capital social e das redes sociais para a implementação de estratégias organizacionais. Este modelo foi construído a partir das relações existentes entre os conceitos de estratégia, capital social e gestão da informação e do conhecimento aplicados à função de planejamento institucional do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TREDF), e tem por objetivo demonstrar o papel estratégico dos relacionamentos em uma organização. O modelo proposto possui sustentação metodológica na análise de redes sociais em conjunto com o que o capital social estratégico denomina de modelo processual. Inicialmente, os dados foram coletados a partir da aplicação da análise de redes sociais, buscando coletar os dados estruturais e de composição. Os dados estruturais foram coletados levando-se em consideração os atores, as ligações e as redes como um todo. A unidade de modelagem foi toda a organização e alguns subgrupos que fazem parte do processo de planejamento institucional. Os dados de composição foram coletados a partir dos atores identificados nas estruturas de redes. A análise das redes sociais do TRE-DF como uma das partes para a aplicação do modelo do capital social estratégico proporcionou a compreensão e a determinação de ações visando à melhoria das atividades organizacionais e possibilitou o conhecimento de suas redes de relacionamento em relação ao planejamento institucional. Estes resultados demonstraram que o capital social e as redes sociais podem ser consideradas estratégicas, bem como uma importante ferramenta de gestão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The model of strategic social capital has grown from science information, management and sociology theories. It allows, based on the point of view of information and knowledge management, the understanding of social capital and social networks for organizational strategies implementations. This model was built from the existing relations between the concepts of strategy, social capital, information management, and knowledge management, applied at Electoral Regional Court of Federal District (TRE-DF) to institutional planning function. The main goal was to demonstrate the strategic role of relationships in an organization. The proposed model is methodologically held by social network analysis besides his processing model. First of all, the data were collected by a social network analysis process that took structural and compositional data. The structural data were gathered considering actors and linkages between them and the network as a whole. The modeling unit was at the entire organizational level and some subgroups related to institutional planning. The compositional data were gathered from all actors identified. The social network analysis of TRE-DF, as a part of strategic social capital model application, showed some insights about networks and established some actions that aim the improvement of organizational activities and the knowledge about relationship networks related to institutional planning. These outcomes showed that social capital and social networks must be considered strategic as well as an important management tool.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2009.
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/4262/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.