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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41903
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dc.contributor.advisorGarcia, Cláudia da Conceição-
dc.contributor.authorCharre, Alejandro Luis-
dc.date.accessioned2021-08-25T03:49:12Z-
dc.date.available2021-08-25T03:49:12Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2021-05-17-
dc.identifier.citationCHARRE, Alejandro Luis. O pulso da fluência: aproximações estéticas entre as curvas livres de Oscar Niemeyer e a arquitetura das dobras. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41903-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs curvas livres de Oscar Niemeyer são apontadas como um estímulo que impulsiona o trabalho de arquitetos contemporâneos que utilizam sistemas de dobras como estratégia generativa de espaços. Zaha Hadid, por exemplo, acreditava que todo o projeto da continuidade espacial inicia-se na obra de Niemeyer. No entanto, a associação de Oscar Niemeyer com arquitetos contemporâneos poderia ser apressada. Neste sentido, Farés El-Dahdah nos proporciona um antecedente relevante: uma leitura crítica sobre a aproximação do arquiteto com movimentos arquitetônicos extrapolados do campo do modernismo, salientando que é preciso problematizar e avaliar cuidadosamente essa abordagem para evitar interpretações incorretas. O objetivo do presente trabalho é construir uma aproximação entre as curvas livres de Oscar Niemeyer e os sistemas de dobras contemporâneos e será norteado, fundamentalmente, pela análise dos argumentos propostos por El- Dahdah e pelo seguimento do percurso da beleza dentro da tradição estética confluindo na releitura promovida por Gilles Deleuze sobre o Barroco.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO pulso da fluência : aproximações estéticas entre as curvas livres de Oscar Niemeyer e a arquitetura das dobraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNiemeyer, Oscar, 1907-2012pt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordBarrocopt_BR
dc.subject.keywordDeleuzept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Oscar Niemeyer's curves are pointed as a stimulus that propels the work of contemporary architects who use continuous folding systems as a generative strategy. Zaha Hadid, for example, believed that the whole project of spatial continuity begins with the work of Niemeyer. However, Oscar Niemeyer's association with contemporary architects could be rushed. In this sense, Farés El-Dahdah provides us with a relevant background: a critical lecture of the architect's approach to architectural movements extrapolated from the field of modernism, highlighting that it is necessary to problematize and carefully evaluate this approach to avoid falling into misinterpretations. The objective of the present work is to construct an approximation between Oscar Niemeyer's free curves and contemporary folding systems and will be guided, fundamentally, by the analysis of the arguments proposed by El-Dahdah and by the path of beauty within the aesthetic tradition converging into the reinterpretation of the Baroque promoted by Gilles Deleuze.pt_BR
dc.description.abstract2Las curvas libres de Oscar Niemeyer son reconocidas como un estímulo que impulsa el trabajo de aquellos arquitectos contemporáneos que utilizan sistemas de pliegues continuos como estratégia generativa. Zaha Hadid, por ejemplo, consideraba que todo el proyecto de continuidad espacial comienza con la obra de Niemeyer. Sin embargo, la asociación de Oscar Niemeyer con arquitectos contemporáneos podría ser apresurada. En ese sentido, Farés El-Dahdah nos brinda un antecedente relevante: una lectura crítica sobre la aproximación del arquitecto con movimientos arquitectónicos extrapolados del campo del modernismo, insistiendo en que es necesario problematizar y evaluar cuidadosamente este enfoque para evitar caer en interpretaciones equivocadas. El objetivo del presente trabajo es construir una aproximación entre las curvas libres de Oscar Niemeyer y los sistemas de pliegues contemporáneos y será guiado, fundamentalmente, por el análisis de los argumentos propuestos por El- Dahdah y por el camino de la belleza dentro de la tradición de la experiencia estética convergiendo en la reinterpretación promovida por Gilles Deleuze sobre el Barroco.pt_BR
dc.contributor.emailalejandro.l.charre@gmail.compt_BR
Appears in Collections:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

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