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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41477
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Title: Um estudo sobre a expressão criativa na adolescência : percepção de pais, educadores e adolescentes
Authors: Kotz, Suellen Cristina Rodrigues
metadata.dc.contributor.email: suellencrps@gmail.com
Orientador(es):: Ferreira, Jane Farias Chagas
Coorientador(es):: Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
Assunto:: Adolescência
Criatividade
Expressão criativa
Desenho
Issue Date: 26-Jul-2021
Citation: KOTZ, Suellen Cristina Rodrigues. Um estudo sobre a expressão criativa na adolescência: percepção de pais, educadores e adolescentes. 2021. xv, 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Os estudos sobre o desenvolvimento da criatividade com adolescentes destacam a necessidade de justificar a relevância de pesquisas sobre a adolescência, de adoção de métodos e medidas que permitam alcançar a perspectiva do desenvolvimento humano de modo relacional e a elaboração de questões que levem em consideração o papel dos contextos sociais no desenvolvimento da criatividade de adolescentes. Em virtude disso, este estudo teve como objetivo investigar a expressão criativa de adolescentes na percepção de pais, educadores e adolescentes. Nesse sentido, buscou-se identificar as características individuais, familiares e escolares que influenciavam na produção criativa de adolescentes, no domínio dom desenho. A metodologia empregada foi qualitativa, com delineamento exploratório e descritivo. Os dados foram coletados a partir de quatro etapas. Na primeira etapa, buscou-se apresentar os objetivos da pesquisa aos potenciais participantes. Na segunda etapa, participaram vinte adolescentes, de ambos os gêneros, que nomearam entre seus pares, aqueles que consideravam criativos. Nessa etapa, foram selecionados quatro adolescentes, reconhecidos como criativos por seus pares. A terceira etapa foi constituída pela produção de desenhos entre os adolescentes indicados por seus pares. Da quarta etapa, participaram os quatro adolescentes nomeados e seus responsáveis e duas educadoras. Todos os participantes estavam vinculados a um Projeto Social destinado a prestação de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares. Na construção dos dados foram utilizados roteiros de entrevista semiestruturados e produção de desenhos dos adolescentes. Para análise dos dados das entrevistas foi utilizada a Análise Temática e na análise dos desenhos, categorias elaboradas a priori, retiradas da literatura. Os resultados revelaram que pais, educadores e adolescentes tinham uma percepção controversa sobre algumas características individuais, principalmente relacionadas a: (a) traços de personalidade, como introversão (timidez, viii reserva no contato e na comunicação) e extroversão (comunicabilidade, curiosidade, interatividade e humor); e (b) coragem para correr riscos versus desânimo frente atividades domésticas e escolares e desatenção. A percepção desses participantes era convergente no que se refere a curiosidade e gosto por desafios. As características familiares estavam associadas à configuração familiar monoparental que tinha implicações na dinâmica familiar e no acesso a oportunidades. A responsividade materna, a ausência parental e a busca por referências intra e extrafamiliares para justificar a expressão criativa dos adolescentes, são aspectos vinculados a família que parecem influenciar no desenvolvimento da criatividade de adolescentes pesquisados. Com relação ao ambiente escolar, foram relatados o desânimo e desatenção com relação às atividades escolares, dificuldades de aprendizagem associadas a transtornos, com processos de medicalização em seus históricos. Na produção dos desenhos foi identificada a influência dos Mangás e animes na expressão criativa dos adolescentes. Esses resultados parecem enviesados por aspectos relacionados ao gênero, condições socioeconômicas e dificuldades de aprendizagem relatadas.
Abstract: Studies on the development of creativity with adolescents highlight the need to justify the relevance of studying adolescence, using measures and methods that allow the study from a perspective of human development in a relational way and finally the elaboration of issues that consider the role of social contexts in the development of adolescents' creativity. Thus, this study aimed to investigate the perception of parents, educators and adolescents about the development of creativity in adolescents recognized as creative. In this sense, we sought to answer what are the individual, family and school characteristics that influenced the development of creativity and creative production of adolescents. The methodology used was qualitative, with an exploratory and descriptive design. The data were gathered from four steps. In the first step, we sought to identify possible participants and present the objectives of the research. In the second step, 20 adolescents of both genders participated, who named among their peers those they considered to be creative. In this stage, 4 adolescents were selected, recognized as creative by their peers. The third step consisted of the production of drawings among the adolescents indicated by their peers. In the fourth step, the 4 nominated adolescents and their guardians, and 2 educators participated. All participants were linked to a Social Project aimed at providing living services and strengthening family ties. In the construction of information, semi-structured interview scripts and production of drawings by adolescents. Thematic Analysis was used to analyze the information, categories elaborated a priori, taken from the literature. The results disclosed that parents, educators, and adolescents have a controversial perception regarding some individual characteristics, mainly related to: (a) introversion (shyness, reservation in contact, keeping quiet) and extroversion (communicative, curious, easy to make friends, playful) personality traits; and (b) courage to x take risks versus discouragement regarding domestic and school activities and inattention. The perception of these participants was convergent in terms of curiosity, fond of challenges and good humor. Family characteristics were associated with single-parent family configuration, which had implications for family dynamics and access to opportunities. Maternal responsiveness, parental absence and search for intra- and extra-family references to justify the creative expression of adolescents are aspects linked to the family that seem to influence the development of adolescents' creativity. Regarding the school environment, discouragement and inattention regarding school activities, learning difficulties associated with disorders were reported, wherein medicalization processes were adopted. In the production of the drawings the influence of Anime and Manga was identified. These results appear to be biased by aspects related to gender, socioeconomic status and learning difficulties reported.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Brasília, 2021.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:PED - Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (Dissertações)

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