Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41452
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DesenvolvimentoTecnologiaPlasma.pdf261,59 kBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento de tecnologia a plasma para descontaminação microbiana e virológica
Other Titles: Development of plasma technology for microbial and viral sterilization
Authors: Cerda, Rodrigo Andrés Miranda
Ferreira, José Leonardo
Schelin, Adriane B.
Ferreira, Ivan Soares
Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Souza, Marlene Teixeira de
Souza, João Henrique Campos de
Moreira, Lorena de Sousa
Assunto:: Plasma (Gases ionizados)
Esterilização
Ionização
Issue Date: Nov-2020
Publisher: Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB)
Citation: MIRANDA, Rodrigo A. et al. Desenvolvimento de tecnologia a plasma para descontaminação microbiana e virológica. Participação, Brasília, ano 19, ed. esp., n. 34, p. 82-84, nov. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_y95_7QMT_wC8vhwQUCJamcPgTvbjtBC/view. Acesso em: 19 jul. 2021.
Abstract: O impacto da pandemia da COVID-19 no sistema público de saúde no Brasil tem levado à uma necessidade de reutilização de material utilizado para o atendimento de pessoas infetadas. O processo de esterilização de instrumentos e equipamento médico é essencial para evitar a transferência de infecções entre pacientes e os profissionais da saúde. Além disso, pesquisas recentes indicam que vários tipos de bactérias e vírus, inclusive o COVID-19, podem permanecer em suspensão no ar principalmente em ambientes fechados com pouca ou nenhuma forma de ventilação. Para isso, os processos de esterilização e de descontaminação ambiental devem ser capazes de eliminar ou destruir todas as formas de microrganismos (ex., vírus, bactérias, fungos) presentes em um ambiente específico e nos diversos tipos materiais lá contidos, garantindo assim um nível de segurança adequado para os profissionais envolvidos com as pessoas infectadas.
Licença:: Declaração de Direito Autoral - A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/about/submissions. Acesso em: 19 jul. 2021.
Appears in Collections:CEL - Artigos publicados em periódicos
FGA - Artigos publicados em periódicos
IF - Artigos publicados em periódicos
UnB - Covid-19

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/41452/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.