Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41325
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_BárbaraLeiteLara.pdf2,28 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorLara, Bárbara Leite-
dc.date.accessioned2021-06-30T22:02:02Z-
dc.date.available2021-06-30T22:02:02Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.date.submitted2020-10-14-
dc.identifier.citationLARA, Bárbara Leite. L’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en France. 2020. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41325-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata da utilização das histórias em quadrinhos, como instrumento pedagógico na inclusão cultural dos migrantes estrangeiros na sociedade francesa. Nos últimos anos, a imigração para os países europeus tem vindo a aumentar constantemente. O ensino na língua não materna e nas diferentes culturas associadas às questões socioeconómicas constituem um obstáculo importante à integração dos migrantes. A falta de conhecimento da literatura, do cinema, da música, da política, dos costumes, etc., vem juntar-se à dificuldade de integração. Podemos ver que apenas a aprendizagem da gramática e do vocabulário é insuficiente. O conhecimento da cultura é extremamente importante para favorecer a interação entre os migrantes estrangeiros e as outras pessoas que convivem numa mesma sociedade. Partindo desta problemática, o principal objetivo deste trabalho é analisar a utilização de histórias em quadrinhos como parte de uma aprendizagem mais fácil e interativa, da inclusão dos migrantes na sociedade francesa e do ensino do francês língua estrangeira. Faremos uma abordagem sobre as competências inter e multiculturais na formação dos formadores seguindo a apresentação de uma sequência pedagógica que utiliza o álbum "Uma aventura de Astérix, 5: Le tour de Gaule d’Astérix" como dispositivo facilitador. No final, apresentaremos uma análise linguística, cultural e histórica dos elementos presentes no álbum.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoFrancêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleL’utilisation de bandes dessinées comme outil dans l’inclusion culturelle des migrants étrangers en Francept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória em quadrinhopt_BR
dc.subject.keywordMulticulturalidadept_BR
dc.subject.keywordInterculturalidadept_BR
dc.subject.keywordFormação de formadorespt_BR
dc.subject.keywordInclusão de migrantes estrangeirospt_BR
dc.subject.keywordFrancês como língua estrangeira (FLE)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFrançois, Dora-
dc.description.abstract1This brief deals with the use of comics as an educational tool in the cultural inclusion of foreign migrants in French society. In recent years, immigration to European countries has been steadily increasing. Education in another language and the different cultures associated with socio-economic issues are a major obstacle to the integration of migrants. The lack of knowledge of literature, cinema, music, politics, customs, etc., adds to the difficulty of integration. We can see that only the learning of grammar and vocabulary is insufficient, the knowledge of culture is extremely important to the interaction between foreign migrants and other cohabiting persons of the same society. Based on this problem, the main objective of this work is to analyse the use of comics in the context of easier and interactive learning, the inclusion of foreign migrants in French society and the teaching of French as a foreign language. We will take an approach on inter and multicultural skills in the training of trainers by following the presentation of an educational sequence that uses the album “An Asterix Adventure, 5 : Asterix’s Gaul Tour” as a facilitator. At the end, we will present a linguistic, cultural and historical analysis of the elements present in the album.pt_BR
dc.contributor.emailbarbarallara@gmail.compt_BR
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/41325/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.