Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41202
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_DanielGonçalvesdeOliveira.pdf11,19 MBAdobe PDFView/Open
Title: Rios invisíveis : análise das relações entre a ampliação temporal da cobertura jornalística e o aumento da pluralidade de fontes e vozes
Authors: Oliveira, Daniel Gonçalves de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-1321-2208
Orientador(es):: Moura, Dione Oliveira
Assunto:: Jornalismo
Rios
Temporalidade
Crise hídrica
Pluralidade cultural
Issue Date: 18-Jun-2021
Citation: OLIVEIRA, Daniel Gonçalves de. Rios invisíveis: análise das relações entre a ampliação temporal da cobertura jornalística e o aumento da pluralidade de fontes e vozes. 2019. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Este trabalho investiga as possíveis relações entre os recortes temporais e a pluralidade de fontes e vozes na cobertura jornalística. Para isso foi selecionado um corpus de 679 matérias, referente ao período de quatro anos e três meses de cobertura jornalística das versões digitais dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Diário de S. Paulo sobre a crise hídrica e os rios na Região Metropolitana de São Paulo (2012-2016). A hipótese geral desta tese é de que existiria uma relação entre a ampliação dos recortes temporais e o aumento das perspectivas da pluralidade de fontes e vozes nos textos. O estudo parte do conceito de Esfera Pública de Habermas (1984), de pluralidade em Hannah Arendt (2012) e de enquadramento de controvérsias em Porto (2012), em diálogo com estudos sobre representação e temporalidade como os desenvolvidos por Kant (1783), Agostinho (1999) e Robert E. Park (1976). Essas visões são complementadas por teorias do jornalismo que compreendem as notícias como o resultado de um complexo processo de construção social que colabora para a formação da realidade pública. A investigação utiliza a Análise de Enquadramento (Framing Analysis) como método em combinação com Análises de Conteúdo. Para verificar as hipóteses foram aplicados Testes de Associação Qui-Quadrado e de Correlação de Pearson.
Abstract: This research is an investigation on the possible relations between temporality in journalism and plurality of sources and voices in the press. This research is based on a corpus of 679 journal articles about the water shortage in the Metropolitan São Paulo over four years and three months (from 2012 to 2016). Texts selected from the online versions of the newspapers Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo and Diário de S. Paulo compose the corpus. Our general hypothesis proposes a relation between the extension of time spans and the increasing in perspectives on the plurality of sources and voices in the texts. Our analysis was based mainly on Habermas’s concept of the Public Sphere (1984), Hannah Arendt’s (2012) studies in Plurality and Porto’s (2012) work on Framing Analysis, whilst in dialogue with works on representation and temporality such as the ones developed by Kant (1783), Augustine (1999) and Robert E. Park (1976). The methodology used applied procedures of Framing Analysis in combination with Content Analysis and Pearson’s Qui-Square Association Tests and Linear Correlation Tests.
Description: Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAC - Doutorado em Comunicação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/41202/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.