Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40826
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_WallaceSanchesdeOliveira.pdf8,54 MBAdobe PDFView/Open
Title: Gestão de riscos de projetos aplicada ao gerenciamento de cronogramas : um estudo de caso do Sicoob Confederação
Authors: Oliveira, Wallace Sanches de
Orientador(es):: Monteiro, Simone Borges Simão
Assunto:: Gestão de riscos
Projetos - avaliação
Riscos de cronograma
Desenvolvimento de software
Gestão de projetos
Citation: OLIVEIRA, Wallace Sanches de. Gestão de riscos de projetos aplicada ao gerenciamento de cronogramas: um estudo de caso do Sicoob Confederação. 2020. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: As soluções em TI são fundamentais para que as instituições financeiras mantenham-se competitivas diante de um cenário com novos entrantes, que caracterizam-se por lançamentos de soluções financeiras de forma ágil e disruptiva. A área de desenvolvimento de softwares é fundamental no alcance dos objetivos estratégicos dessas instituições, e o gerenciamento de projetos eficiente é essencial para a entrega de produtos que atendam aos anseios dos clientes. O processo de gestão de riscos aplicado à gestão de cronograma do projeto de desenvolvimento de softwares é um fator chave para o sucesso do projeto. Essa pesquisa se baseia em um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e o objeto de estudo é um projeto de melhoria (evolução) dos softwares da área de Canais Digitais do Sicoob Confederação, com duração de quatro meses. As técnicas utilizadas para coleta de dados se apoiaram em pesquisa documental, entrevista e questionário aplicado aos especialistas da área de TI, a fim de identificar as causas de atrasos dos projetos. Um processo de gestão de riscos de projetos aplicado ao gerenciamento de cronogramas foi proposto e implementado usando como base as normas ISO 31000 e ISO 31010 e técnicas de gerenciamento de valor agregado, obtendo resultados satisfatórios com o atingimento de 64% das solicitações entregues dentro do prazo, um aumento de vinte e três pontos percentuais em relação à média histórica de 41%. Por fim, uma ferramenta computacional para controle e acompanhamento de todas as etapas do processo proposto foi desenvolvida
Abstract: IT solutions are essential for financial institutions to remain competitive in the face of a scenario with new entrants, which are characterized by the launch of financial solutions in an agile and disruptive way. Systems development areas are necessary to achieving the strategic goals, and efficient project management is essential to delivery of products that meet the wishes of customers. The risk management process applied to the schedule management of the systems development project is a key factor for the success of the project. This research is based on a case study, with a qualitative approach, and the object of study is an improvement project of the software in the area of Digital Channels of Sicoob Association, lasting four months. The techniques used for data collection were supported by documentary research, interviews and questionnaire applied to IT specialists in order to identify the causes of project delays. A project risk management method applied to schedule management was proposed based on ISO 31000 and ISO 31010 standards and value-added management techniques, obtaining satisfactory results with 64% of requests delivered on time, an increase of twenty-three percentage points compared to the historical average of 41%. Finally, a computational tool for controlling and monitoring all stages of the proposed process was developed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aplicada (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40826/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.