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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40784
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Title: Tecendo histórias de uma odisseia : do desenvolvimento de uma plataforma às experiências de mentoria virtual vivenciadas por estudantes de Enfermagem
Other Titles: Weaving stories of an odyssey : from developing a platform to virtual mentoring experiences experienced by nursing students
Tejiendo historias de una odisea : desde el desarrollo de una plataforma hasta las experiencias de tutoría virtual vividas por estudiantes de enfermería
Authors: Franzoi, Mariana André Honorato
metadata.dc.contributor.email: marianafranzoi@unb.br
Orientador(es):: Martins, Gisele
Coorientador(es):: Bellodi, Patrícia Lacerda
Assunto:: Tutoria
Mentores
Estudantes de Enfermagem
Apoio social
Software
Issue Date: 3-May-2021
Citation: FRANZOI, Mariana André Honorato. Tecendo histórias de uma odisseia: do desenvolvimento de uma plataforma às experiências de mentoria virtual vivenciadas por estudantes de Enfermagem. 2020. 330 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Introdução: A mentoria vem se destacando como uma estratégia de apoio à transição para o ensino superior, principalmente a modalidade de pares estabelecida entre um estudante mais experiente, o mentor, que orienta, auxilia e aconselha um iniciante, o mentorado, em prol do seu desenvolvimento pessoal e profisisonal. No cenário acadêmico nacional, o Programa de Mentoria Estudantil em Enfermagem da Universidade de Brasília apresenta-se como um dos pioneiros na modalidade de pares em enfermagem. Ao longo dos anos, o Programa tem sido desafiado pelos impasses da vida cotidiana dos estudantes, em especial, a dificuldade de conciliar horários para sessões de mentoring, e também pela informatização crescente de atividades e processos institucionais. Nesse contexto, a modalidade online passou a ser considerada como estratégia para superar barreiras geográficas e temporais que limitavam as oportunidades de participação dos estudantes. Objetivo: Desenvolver uma plataforma virtual direcionada ao Programa de Mentoria Estudantil de Pares em Enfermagem da Universidade de Brasília e avaliar as experiências de e-mentoring vivenciadas pelos estudantes nesse novo enquadre. Método: Pesquisa de natureza aplicada e abordagem quanti-qualitativa desenvolvida em três etapas. A primeira etapa compreendeu um estudo de produção tecnológica de um web app que adotou a metodologia Scrum como modelo de processo de desenvolvimento ágil de software. A segunda etapa consistiu na avaliação da plataforma (web app) em relação à usabilidade por meio da aplicação do System Usability Scale, além de um formulário com questões para caracterização do perfil dos participantes e registro de impressões gerais sobre o app. Os dados quantitativos foram analisados através de fórmulas específicas e os depoimentos a partir de análise temática. A terceira etapa compreendeu a avaliação das experiências dos estudantes na modalidade online. Os dados foram coletados por meio de formulário aplicado ao final da edição do Programa e também em depoimentos registrados nos diários de mentores e mentorados após cada sessão de mentoria. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo e os quantitativos, à estatística de natureza descritiva. Resultados: A plataforma desenvolvida de forma gamificada facilitou a comunicação e a interação entre estudantes, engajando-os no programa de mentoria de forma lúdica, especialmente durante a pandemia de Covid-19, momento em que foi lançada. A usabilidade foi classificada como excelente (86,06 ± 11,02), destacando-se quanto à eficiência e à facilidade de aprendizagem. Os depoimentos dos estudantes revelaram que as experiências de e-mentoring contribuíram para o desenvolvimento de relações generosas e amigáveis promotoras de suporte emocional e social, sentimentos de bem-estar e confiança, conhecimentos sobre a vida universitária e profissional, além de senso de comunidade e pertencimento. Conclusão: Inicialmente planejada para ser um recurso complementar ao Programa de Mentoria, a plataforma tornou-se, diante do cenário pandêmico, o meio essencial de exercício de escuta, diálogo, troca, afetos, amorosidade, humildade, solidariedade e humanização entre os estudantes, a essência do mentoring. As ressonâncias desse estudo permitem apontá-lo como uma referência importante para novos programas de mentoria no contexto acadêmico que venham a transitar total ou parcialmente para a modalidade virtual.
Abstract: Introduction: Mentoring has been highlighted as a support strategy to the transition to college, especially when established between peers, where a more experienced student, the mentor, who guides, assists and advises, a beginner student, the mentee, towards their personal and professional development. In the national academic landscape, the Nursing Student Mentoring Program from the University of Brasília is one of the pioneers in the nursing peer modality. Through the years, the Program has been challenged by the impasses of students' daily lives, in particular, the difficulty of reconciling schedules for mentoring sessions, and also by the increasing computerization of institutional activities and processes. In this context, the online modality was considered an strategy to surpass the geographic and time barriers that limited students participation. Objective: To develop a virtual platform directed at the Nursing Student Peer Mentoring Program from the University of Brasília and to evaluate the e-mentoring experiences encoutered by students in this new format. Method: Applied research with a quanti-qualitative approach developed in three phases. The first phase comprehended the production of a web app that used the Scrum methodology as a model of agile software development process. The second phase consisted in the evaluation of the platform (web app) according its usability through the application of the System Usability Scale, as well as a questionnaire to profile the participants and to register their general impressions about the app. The quantitative data was analyzed through specific formulas, while the statements went through a thematic analysis. The third phase comprised an evaluation of the students experiences in the online modality. The data was collected through a form given by the end of the Program’s edition and by statements written in the mentors and mentees’ diaries after each mentoring session. The qualitative data underwent a content analysis, while the quantitative data was analyzed through descriptive statistics. Results: The gamified platform that was developed helped with the communication and interaction between students, engaging them in the mentoring program in a ludic way, especially during the Covid-19 pandemic, when it was launched. The usability was classified as excellent (86,06 ± 11,02), and its efficiency and easy learning stood out. The students statements revealed that the e-mentoring experiences contributed to the development of friendly and kind relationships that helped to promote emotional and social support, a sense of well-being and trust, information about the academic and professional life, as well as the feeling of community and belonging.Conclusion: Initially, the platform was developed as an additional resource to the Mentoring Program, but in the face of the pandemic, it became an essential means of exercising listening, dialogue, exchange, cordiality, kindness, humility, solidarity and humanization among between students, the essence of mentoring. The resonances of this study allows it to be supported as an important reference to new academic mentoring programs in the academic context that may transition totally or partially to the virtual modality.
Resumen: Introducción: La mentoría se ha destacado como una estrategia para apoyar la transición a la educación superior, principalmente el tipo de pares que se establece entre un estudiante más experimentado, el mentor, que guía, asiste y asesora a un principiante, el mentoreado, en favor de su desarrollo personal y profesional. En el escenario académico nacional, el Programa de Tutoría de Estudiantes de Enfermería de la Universidad de Brasilia es uno de los pioneros en la modalidad de pares de enfermería. A lo largo de los años, el Programa ha sido desafiado por las dificultades de la vida diaria de los estudiantes, en particular, la dificultad de conciliar los horarios de las sesiones de tutoría, y también por la creciente informatización de las actividades y procesos institucionales. En este contexto, la modalidad online pasó a ser considerada como una estrategia para superar las barreras geográficas y temporales que limitaban las oportunidades de participación de los estudiantes. Objetivo: Desarrollar una plataforma virtual dirigida al Programa de Mentoría de Estudiantes de Enfermería de la Universidad de Brasilia y evaluar las experiencias de e-mentoring vividas por los estudiantes en este nuevo entorno. Método: Investigación de carácter aplicado y abordaje cuantitativo y cualitativo desarrollada en tres etapas. La primera etapa comprendió un estudio de producción tecnológica de una aplicación web que adoptó la metodología Scrum como modelo de proceso ágil de desarrollo de software. La segunda etapa consistió en evaluar la plataforma (aplicación web) en relación a la usabilidad mediante la aplicación de la Escala de Usabilidad del Sistema, además de un formulario con preguntas para caracterizar el perfil de los participantes y registrar impresiones generales sobre la aplicación. Los datos cuantitativos se analizaron mediante fórmulas específicas y testimonios basados en análisis temáticos. La tercera etapa comprendió la evaluación de las experiencias de los estudiantes en modo online. Los datos fueron recolectados utilizando un formulario aplicado al final de la edición del Programa y también en declaraciones registradas en los diarios del mentor y del mentoreado después de cada sesión de mentoría. Los datos cualitativos se sometieron a análisis de contenido y los datos cuantitativos, a estadísticas de carácter descriptivo. Resultados: La plataforma desarrollada de manera gamificada facilitó la comunicación y la interacción entre los estudiantes, involucrándolos en el programa de mentoría de una manera lúdica, especialmente durante la pandemia Covid-19, cuando se lanzó. La usabilidad se clasificó como excelente (86,06 ± 11,02), con énfasis en la eficiencia y facilidad de aprendizaje. Los testimonios de estudiantes revelaron que las experiencias de tutoría electrónica contribuyeron al desarrollo de relaciones generosas y amistosas que promueven el apoyo emocional y social, sentimientos de bienestar y confianza, conocimiento de la vida universitaria y profesional, así como un sentido de comunidad y pertenencia. Conclusión: Planeada inicialmente como un recurso complementario al Programa de Mentoría, la plataforma se ha convertido, ante el escenario pandémico, en el medio imprescindible para ejercer la escucha, el diálogo, el intercambio, el cariño, el amor, la humildad, la solidaridad y la humanización entre los estudiantes - la esencia de la tutoría. Las resonancias de este estudio permiten señalarlo como un referente importante para nuevos programas de mentoría en el contexto académico que puedan cambiar total o parcialmente a la modalidad virtual.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENF - Doutorado em Enfermagem (Teses)

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