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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40778
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Title: Metodologia adaptativa baseada na teoria de ondas viajantes para localização de faltas em linhas de transmissão
Authors: Cunha, Gustavo Abreu da
metadata.dc.contributor.email: gustavo.cunha93@gmail.com
Orientador(es):: Lopes, Felipe Vigolvino
Assunto:: Localização de faltas
Ondas viajantes - transmissão
Transitórios eletromagnéticos
Linhas de transmissão
Alternative Transients Program (ATP)
Issue Date: 3-May-2021
Citation: CUNHA, Gustavo Abreu da. Metodologia adaptativa baseada na teoria de ondas viajantes para localização de faltas em linhas de transmissão. 2020. xii, 71 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Com o crescimento da quantidade de linhas de transmissão (LTs) no Brasil e no mundo, estudos sobre localização de faltas seguem expandindo, de forma a garantir serviços de forneci- mento da energia elétrica com qualidade. Assim, métodos que identificam o local de ocorrência de faltas com precisão têm sido frequentemente reportados na literatura com o objetivo de melhorar o processo de restabelecimento de LTs após desligamentos não programados. Dentre as metodologias mais utilizadas, destacam-se os métodos de localização de faltas baseados na teoria de ondas viajantes (OVs), que serão referenciados neste trabalho por meio da sigla LFOV. Nesse contexto, sabe-se que os métodos LFOV existentes podem apresentar dificuldades de apli- cação, tais como: 1) dependência da sincronização de dados quando da utilização de medições de dois ou mais terminais. Isso torna o processo de LFOV problemático quando da perda da referência comum de tempo; 2) Necessidade de análise de grandezas de modo terra, limitando a aplicação apenas em casos de faltas que apresentem conexão para o terra; 3) Dependência de ajustes, tal como o tempo de propagação da LT monitorada, que podem apresentar incertezas em virtude de variações climáticas e operativas no sistema monitorado; 4) Dependência de pré- estimativas do ponto de defeito, as quais podem eventualmente não se encontrar disponíveis. Portanto, neste trabalho, apresenta-se um método adaptativo de LFOV baseado em dados de dois terminais, que supera as limitações supracitadas. O método é capaz de estimar o local do defeito de forma independente de sincronização de dados, auto-adaptando-se aos parâmetros da LT por meio da análise apenas de modos aéreos, sem requerer o cálculo de pré-estimativas do local do defeito. Assim, a partir da avaliação do método proposto, comprova-se um desempenho promissor, com erros médios da ordem de um ou dois vãos típicos de torre, e com facilidades práticas inéditas até então no mercado.
Abstract: The increasing of power transmission networks in Brazil and worldwide has led fault lo- cation studies to expand, in order to guarantee high quality electrical power supply services. Hence, methods capable of accurately identifying the transmission line fault position have been often reported in the literature with the aim to improve line restoration procedures after non- programmed outages. Among the most used methodologies, traveling wave-based techniques stand out, being referred to throughout this manuscript as LFOV. In this context, one knows that existing LFOV methods may present application difficulties, namely: 1) data synchro- nization requirements when measurements taken from two or more terminals are taken into account. It leads the LFOV-based fault location process to be problematic when the common time reference is lost; 2) Need for the analysis of ground mode quantities, which limits the algorithm application only to grounded faults; 3) Dependence on line parameter settings, such as the line propagation time, which can present uncertainties due to variations on weather and operational conditions; 4) Need for fault distance pre-estimations, which may be eventually unavailable. Therefore, in this work, an adaptive LFOV method based on two-terminal data is presented, which overcomes the above-mentioned limitations. The method is able to estimate the fault distance without requiring data time alignment, and self-adjusting to the line para- meters from the analysis of only aerial mode quantities, without the need for fault distance pre-estimations. From the method evaluation, a promising performance is verified, presenting average errors of the order of one to two typical tower spans, with practical application facilities which are unpublished in the market so far.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

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