Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40628
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_PapelRevisaoRapida.pdf582,53 kBAdobe PDFView/Open
Title: O papel da revisão rápida no enfrentamento da pandemia de Covid-19
Authors: Zimmermann, Ivan
Assunto:: Covid-19
Revisão sistemática
Política informada por evidências
Política de saúde
Saúde pública
Issue Date: 2021
Publisher: Conselho Nacional de Secretários de Saúde
Citation: ZIMMERMANN, Ivan. O papel da revisão rápida no enfrentamento da pandemia de Covid-19. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Planejamento e Gestão. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p. 94-110. (Coleção Covid-19, v. 2). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-2-planejamento-e-gestao/. Acesso em: 23 abr. 2021.
Abstract: A crise gerada pela pandemia da COVID-19 reativou a discussão sobre a necessidade de fontes de evidências confiáveis e, ao mesmo tempo, oportunas para as decisões em saúde. Apesar de sua ampla disseminação e validade, a realidade da produção de revisões sistemáticas é, algumas vezes, impraticável dentro dos prazos e recursos disponíveis. É esse um dos espaços apropriados para a condução e aplicação dos estudos de revisão rápida, que, por sua vez, buscam conciliar a robustez e a transparência da revisão sistemática tradicional com o exíguo tempo disponível para as decisões. Várias iniciativas nacionais e internacionais de revisões rápidas foram estabelecidas ao longo dos últimos meses com o objetivo de apoiar profissionais e gestores de saúde na atual crise sanitária. Com atuação ampla, buscando responder a dúvidas em relação à adoção das medidas não farmacológicas, como a quarentena e o distanciamento social e a questões específicas sobre a eficácia e segurança de equipamentos de proteção e tratamentos farmacológicos, a revisão rápida tem demonstrado seu importante valor no enfrentamento da COVID-19. É importante que, mesmo com adaptações, sejam mantidos os elementos em comum com as revisões sistemáticas tradicionais, ou seja, geradas por um método transparente, científico e reprodutível.
Licença:: © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização.
Appears in Collections:DSC - Livros e capítulos de livros
UnB - Covid-19

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40628/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.