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2020_TauanaMacedodeBrittoPereiraeParreiras.pdf9,03 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorFernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorParreiras, Tauana Macedo de Britto Pereira e-
dc.date.accessioned2021-04-13T13:39:17Z-
dc.date.available2021-04-13T13:39:17Z-
dc.date.issued2021-04-13-
dc.date.submitted2020-12-16-
dc.identifier.citationPARREIRAS, Tauana Macedo de Britto Pereira e. O eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuais. 2020. 234 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40513-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEm um contexto de desvalorização e adoecimento de docentes, faz-se necessário olhar para tais profissionais e pensar em condições propícias para uma atuação que lhes traga prazer e sentido. Neste sentido, a pesquisa investiga estratégias que professores/as de artes visuais utilizam para se manter com prazer e identificação com a prática docente na Educação Básica. O conceito de eros pedagógico, que abarca a motivação, a satisfação, o afeto, o prazer, o desejo e a identificação com a prática docente, é utilizado para pensar tais questões. O pensamento de John Dewey acerca de uma prática de ensino voltada para a produção de experiências significativas, com atenção ao conhecimento prático; de Paulo Freire, acerca de uma pedagogia ancorada no diálogo e de bell hooks, que une ambos aspectos às noções de eros e de comunidade, são as principais bases teóricas utilizadas. Foi escolhida uma metodologia qualitativa que se insere na denominação da Investigação Baseada em Artes e, mais especificamente, da A/r/tografia, na qual oito professores/as de artes trocaram cartas com a pesquisadora acerca do prazer e identificação com a prática docente, as quais foram analisadas e relacionadas com a parte teórica. Constatou-se a existência de uma variedade de estratégias utilizadas por professores/as de artes visuais para se aproximar do prazer e da identificação com a prática docente, destacando-se o importante papel das trocas com outros/as profissionais, das ações criativas e do compromisso maior com o ensino das artes visuais, o desenvolvimento dos/as estudantes e as próprias perspectivas do que com normas institucionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO eros pedagógico na prática docente do ensino de artes visuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordPrática docentept_BR
dc.subject.keywordPrazerpt_BR
dc.subject.keywordEros pedagógicopt_BR
dc.description.abstract1In a context of devaluation and illness of teachers, it is necessary to look at these professionals and think of conditions that can lead to a practice that brings them pleasure and meaning. In this regard, the research aims to investigate strategies used by visual arts teachers to maintain themselves with pleasure, and identification with the teaching practice in the Basic Education (from 0 to around 17 years old). Therefore, the concept of pedagogical eros, which includes motivation, satisfaction, affection, pleasure, desire and identification with the teaching practice, is used to think about these issues. John Dewey's thinking regarding teaching practice directed to producing meaningful experiences, with attention to practical knowledge, Paulo Freire´s thinking about a pedagogy anchored in dialogue, as well as bell hooks’, which unites both aspects to the notion of eros and community, are the main theoretical bases used. A qualitative methodology was chosen that falls within the denomination of Arts-Based Research and, more specifically, of A/r/tography, in which eight art teachers exchanged letters with the researcher about pleasure and identification with teaching practice, which were analyzed and related to the theoretical part. It was found that there are a variety of strategies used by visual arts teachers to approach pleasure and identification with teaching practice, highlighting the important role of exchanges with other professionals, creative actions and the greater commitment to the teaching of visual arts, the development of students and their own perspectives than to institutional norms.pt_BR
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes Visuais (Dissertações)

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