Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40473
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_LeonardoRebouçasdeCarvalho.pdf5,63 MBAdobe PDFView/Open
Title: Framework Node2FaaS : uma abordagem eficiente para conversão automática de aplicações NodeJS para Function as a Service
Authors: Carvalho, Leonardo Rebouças de
metadata.dc.contributor.email: leouesb@gmail.com
metadata.dc.contributor.affiliation: V
Orientador(es):: Von Paumgartten, Aletéia Patrícia Favacho de Araújo
Assunto:: Computação em nuvem
Function as a Service (FaaS)
NodeJS
Conversor automático
Issue Date: 9-Apr-2021
Citation: CARVALHO, Leonardo Rebouças de. Framework Node2FaaS: uma abordagem eficiente para conversão automática de aplicações NodeJS para Function as a Service. 2020. xvi, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: A computação em nuvem emergiu na área da ciência da computação com a proposta de significativa redução de custos e de tempo para operacionalização de infraestrutura. Dentre os diversos modelos de nuvem disponíveis, este trabalho destaca o Function as a Service, função como um serviço (FaaS), e propõe o framework Node2FaaS. O objetivo é promover a conversão automática e eficiente de aplicações escritas em NodeJS para trabalharem, de maneira transparente, com o modelo FaaS. Os experimentos mostraram que a adoção da abordagem proposta pelo Node2FaaS se converte em ganhos significativos, acima de 90%, no tempo de execução para aplicações com perfil de utilização intensiva de CPU, memória ou manipulação de disco.
Abstract: Cloud computing emerged in the area of computer science with the proposal to signifi- cantly reduce costs and time for operationalization of infrastructure. Among the various cloud models available, this work highlights Function as a Service (FaaS) and proposes the Node2FaaS framework. The objective is to promote the automatic and efficient con- version of applications written in NodeJS to work, in a transparent way, with the FaaS model. The experiments showed that adoption of the approach proposed by Node2FaaS translates into significant gains of above 90% in the execution time for applications with a profile of intensive CPU usage, memory or disk manipulation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40473/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.