Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40459
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_DimensionamentoAdministracaoPublicaV2.pdf23,53 MBAdobe PDFView/Open
Title: Dimensionamento na administração pública federal : mensuração da capacidade produtiva e análise de tipificação
Authors: Serrano, André Luiz Marques (org.)
Iwama, Gabriela Yukari (org.)
Almeida, Juliana (org.)
Cunha, Raissa Damasceno (org.)
Franco, Víthor Rosa (org.)
Assunto:: Administração pública
Gestão de pessoas
Planejamento
Força de trabalho
Issue Date: 2018
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Citation: SERRANO, André Luiz Marques; IWAMA, Gabriela YukarI; ALMEIDA, Juliana; CUNHA, Raissa Damasceno; FRANCO, Víthor Rosa (org.). Dimensionamento na administração pública federal: mensuração da capacidade produtiva e análise de tipificação. Brasília: Enap, 2018. 91 p., il. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4094. Acesso em: 08 abr. 2021.
Abstract: Este livro é o segundo volume de uma série de seis livros sobre o projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). No estado atual da gestão de pessoas na Administração Pública Federal (APF) o dimensionamento da força de trabalho é uma importante ferramenta de gestão, na medida em que estabelece o quantitativo de pessoas necessário para realizar determinadas entregas ou tarefas. Este resultado pode ser o ponto de partida para a tomada de várias decisões relacionadas à gestão de pessoas, tais como seleção de pessoal, alocação da força de trabalho e desenvolvimento de carreiras e pessoas. Neste volume, são abordados elementos teóricos relevantes para o desenvolvimento do projeto e sua melhor compreensão, tendo em vista a grande diversidade da APF. Dessa forma, esta obra está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo a abordagem é na capacidade produtiva e a sua relação com o dimensionamento e a produtividade. No segundo capítulo busca-se explicar como deve ser escolhida a variável que melhor representa o trabalho da unidade dimensionada. O terceiro capítulo dialoga com a análise da tipicidade, que é a primeira etapa do processo de dimensionamento. Por fim, no quarto e último capítulo, são apresentados os fatores organizacionais que impactam o dimensionamento da força de trabalho. Neste momento é explorada a influência de fenômenos organizacionais que podem ter no sucesso dimensionamento e na efetividade da implementação dessa ação estratégica para a gestão organizacional.
Description: v. 2
Licença:: Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4094. Acesso em: 08 abr. 2021.
Appears in Collections:EPR - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40459/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.