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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40436
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Title: El conocimiento como problema en la universidad del siglo XXI
Other Titles: O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI
Knowledge as a problem in the 21st century university
Authors: Bautista-Vallejo, José M.
Hernández-Carrera, Rafael M.
Souza, Rodrigo Matos de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4238-9507
https://orcid.org/0000-0002-7722-8105
https://orcid.org/0000-0002-8788-4966
Assunto:: Universidades e faculdades
Conhecimento
Currículos
Ensino-aprendizagem
Issue Date: 1-Apr-2021
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Citation: BAUTISTA-VALLEJO, José M.; HERNÁNDEZ-CARRERA, Rafael M.; SOUZA, Rodrigo Matos de. El conocimiento como problema en la universidad del siglo XXI. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 45, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8343. Acesso em: 6 abr. 2021.
Abstract: Tradicionalmente, a missão realizada pela universidade tinha a ver com a cultura, a ciência e a profissionalidade. Hoje, novas formas de produção e gestão do conhecimento, dentro e fora da universidade, evidenciam o fato de que estamos enfrentando a necessidade de uma nova sociedade do conhecimento, no mínimo, dentro da estrutura dessas três funções. A universidade tem a missão de descobrir e também disseminar novos conhecimentos. A sociedade, por sua vez, precisa de soluções permanentes para seus problemas sem fim. Como estas duas tensões estão relacionadas no presente e no futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do conhecimento no ambiente universitário e identificar os aspectos relevantes, bem como as controvérsias que possam existir sobre o assunto. Para este fim, foi realizada uma revisão documental descritiva, com uma análise através de uma série de categorias. Mais de 300 documentos foram tratados, dos quais 47 foram selecionados. Entre os resultados destacamos o fato das importantes inconsistências e controvérsias que vários tipos de conhecimento geram dentro da universidade, algo que afeta os currículos de treinamento e a forma como a universidade se relaciona com o conhecimento e com o mundo.
Abstract: Traditionally, the mission carried out by the university had to do with culture, science and the profession. Today, new forms of knowledge production and management, both inside and outside the university, raise within the framework of these three functions, at least, the fact that we are facing the need for a new knowledge society. The university has the mission of discovering, and also disseminating, new knowledge. Society, in turn, needs permanent solutions to its endless problems. How these two tense aspects relate in the present and in the future is a great unknown. Events such as the COVID-19 pandemic have only reinforced this discussion. This paper aims to gather up-to-date information on the meanings of knowledge in the university environment and to identify relevant aspects and controversy that may exist on the issue. To this end, a descriptive documentary review was carried out, with an analysis through a series of categories. More than 300 documents were handled, from which 47 were selected. Among the results we highlight the fact that there are important inconsistencies and controversies that various types of knowledge generate within the university, something that affects the training curricula and the way in which the university relates to knowledge and the world.
Resumen: Tradicionalmente, la misión desempeñada por la universidad tenía que ver con la cultura, la ciencia y la profesión. En la actualidad, nuevas formas de producción y gestión del conocimiento, dentro y fuera de la universidad, plantean en el marco de esas tres funciones, como mínimo, el hecho de que estamos ante la necesidad de una nueva sociedad del conocimiento. La universidad tiene la misión de descubrir, y también difundir, nuevos conocimientos. La sociedad, a su vez, precisa de soluciones permanentes a sus inacabables problemas. Cómo se relacionan ambos aspectos tensionantes en el presente y en el futuro es una gran incógnita. Acontecimientos como la pandemia por COVID-19 no han hecho más reforzar esta discusión. Este trabajo tiene el objetivo de reunir información actualizada sobre los significados de conocimiento en el ámbito universitario e identificar los aspectos relevantes y la controversia que puede haber sobre la cuestión. Para ello se llevó a cabo una revisión documental descriptiva, con un análisis a través de una serie de categorías. Se manejaron más de 300 documentos de entre los que fueron seleccionados 47. Entre los resultados destacamos el hecho de las importantes incoherencias y controversias que diversos tipos de conocimiento generan en el seno universitario, algo que afecta a los currículos formativos y la forma en que la universidad se relaciona con el conocimiento y con el mundo.
Licença:: (CC BY-SA)
DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343
Appears in Collections:MTC - Artigos publicados em periódicos
UnB - Covid-19

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