Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40373
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_LucasAlvesRodrigues.pdf19,98 MBAdobe PDFView/Open
Title: Caracterização espectroscópica de microalgas cultivadas em reatores automatizados
Authors: Rodrigues, Lucas Alves
Orientador(es):: Roncaratti Júnior, Luiz Fernando
Assunto:: Microalgas
Espectroscopia Raman
Microrreatores
Issue Date: 28-Mar-2021
Citation: RODRIGUES, Lucas Alves. Caracterização espectroscópica de microalgas cultivadas em reatores automatizados. 2020. 114 f., il. Dissertação (Mestrado em Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2020.
Abstract: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um conjunto de técnicas de preparação de amostras e tratamento de dados para a identificação e caracterização de microalgas. Em especial, as algas Chlamydomonas sp. (CA), Chlorella sorokiniana (CO) e Nannochlorop- sis oceanica (NN). Com base nos resultados aprendidos, e na confecção de uma bateria de micro-fotobiorreatores automatizados para estudos de dinâmica de crescimento, investigou-se a influência da aclimatação na produção de biomoléculas. Como exemplo, foi feito um estudo detalhado da influência de diferentes potências luminosas e concentrações de meio de cultura (BG11) na dinâmica de crescimento, produção de pigmentos e lipídios.
Abstract: This work consists in the development of a set of sampling preparation techniques and data treatment for the identification and characterization of microalgae. In particular, the algae Chlamydomonas sp. (CA), Chlorella sorokiniana (CO) and Nannochloropsis oceanica (NN). Based on the learned results , and the making of a battery of automated micro-photobioreactors for growth dynamics studies, the influence of the acclimatization in the production of biomole- cules was studied. As an example, a detailed study was made of the influence of different light powers and concentrations of culture medium (BG11) on the dynamics of growth, pigment and lipid production.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado em Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40373/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.