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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40281
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Title: Ensino de ciências na perspectiva multicultural : uma proposta de atuação com estudantes indígenas de uma escola pública do DF
Authors: Chacon Neto, José Euclides
Orientador(es):: Mól, Gerson de Souza
Assunto:: Educação indígena
Ensino de ciências
Estudantes indígenas
Multiculturalidade
Issue Date: 22-Mar-2021
Citation: CHACON NETO, José Euclides. Ensino de ciências na perspectiva multicultural: uma proposta de atuação com estudantes indígenas de uma escola pública do DF. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este trabalho apresenta análises, discussões e resultados a respeito da presença de estudantes indígenas nas salas de aula de uma escola pública de ensino regular, bem como a importância de se reestruturar o ensino de Ciências de maneira a considerar a cultura e a identidade desses estudantes. Procura-se compreender em que medida uma proposta de ensino desenvolvida com estudantes indígenas pode favorecer o ensino de Ciências. Parte-se da hipótese de que uma pesquisa teórica aprofundada e um trabalho de interação podem fomentar dados que norteiem a elaboração de um material didático para o ensino de Ciências a estudantes indígenas e não indígenas. Com vistas à estruturação desse material, busca-se fazer uma revisão de literatura especializada no ensino de Ciências e educação indígena, nos marcos históricos legais dos povos indígenas e nas dimensões intercultural e multicultural da educação. Em seguida, é realizada uma visita à escola pública regular do DF com maior número de indígenas matriculados no ensino médio, cinco dos quais participaram de entrevista e atividades científicas diversas, com o intuito de se mensurar o conhecimento que possuíam a respeito do fazer científico e de se investigar como acontece o processo de adaptação deles em uma escola de cultura distinta. Os procedimentos metodológicos utilizados neste trabalho seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa, com base na pesquisa participativa. As ações desde estudo ocorreram em quatro fases: identificação do problema, planejamento da ação, execução e avaliação dos dados. Os instrumentos utilizados para construção dos dados foram: entrevista semiestruturada, gravador e diário de campo. Os dados obtidos foram analisados com base nas postulações de R. Barbier (2002) e E. Pereira (2001). Como referencial teórico utilizamos, entre outros autores, Santos et al. (2015), que aborda a necessidade de se aprender Ciências para obtenção de uma visão reflexiva e crítica; M. Bergamaschi (2015), o qual apresenta um panorama histórico da educação indígena no Brasil; L. Vigotski (2011), que defende a abordagem sociointeracionista e explica a importância da cultura do estudante em sua educação; Z. Baumam (2005), o qual disserta a respeito da forma como a cultura é apropriada por um indivíduo e faz parte da sua vivência e R. Fleuri (2003) e C. Walsh (2009), os quais explicam as características e a importância do ensino multicultural. Os dados obtidos tanto nas entrevistas com os profissionais da escola quanto nos diálogos e atividades com os estudantes indígenas evidenciaram uma necessidade de preparo técnico desses profissionais em relação à adaptação e acolhimento de indígenas pela escola. Verificamos que a abordagem do ensino de Ciências em sala de aula, cujos livros didáticos são elaborados exclusivamente para estudantes da “cultura ocidental”, necessita de reformulação, com vistas a uma abordagem multicultural de ensino, para a plena compreensão do conteúdo e a inclusão de estudantes indígenas em escola regular. Dessa forma, os resultados obtidos mediante este processo demonstram que o estudo multicultural de Ciências pode ser uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em uma classe formada por estudantes de diferentes culturas.
Abstract: This work presents analysis, discussions and results regarding the presence of indigenous students in the classrooms of a regular education public school, as well as the importance of restructuring the teaching of Sciences in order to consider the culture and identity of these students. It seeks to understand the extent to which a teaching proposal developed with indigenous students can favor the teaching of Sciences. It is based on the hypothesis that an in- depth theoretical research and an interaction work can foster data that guide the development of a didactic material for teaching Science to indigenous and non-indigenous students. With a view to structuring this material, an attempt is made to review the literature specialized in the teaching of science and indigenous education, in the legal historical frameworks of indigenous peoples and in the intercultural and multicultural dimensions of education. Then, a visit was made to the regular public school in the Brazilian Federal District with the largest number of indigenous people enrolled in high school, five of whom participated in interviews and various scientific activities, in order to measure the knowledge they had about scientific practice and to investigate how their adaptation process takes place in a school of different culture. The methodological procedures used in this work followed the assumptions of a qualitative study, based on participatory research. The research activities took place in four phases: problem identification, action planning, execution and data evaluation. The instruments used to construct the data were semi-structured interview, recorder and field diary. The data obtained was analyzed based on the postulations of R. Barbier (2002) and E. Pereira (2001). As a theoretical framework, among others, Santos et al. (2015), which addresses the need to learn Science to obtain a reflective and critical view; M. Bergamaschi (2015), which presents a historical overview of indigenous education in Brazil; L. Vigotski (2011), who defends the socio-interactionist approach and explains the importance of the student's culture in his education; Z. Baumam (2005), who talks about how culture is appropriated by an individual and is part of his experience and R. Fleuri (2003) and C. Walsh (2009), who explain the characteristics and the importance of multicultural teaching. The data obtained both in interviews with school professionals and in dialogues and activities with indigenous students showed a need for technical training for these professionals in relation to the adaptation and reception of indigenous people by the school. It was found that the approach to teaching science in the classroom, whose textbooks are designed exclusively for students of the “Western culture”, needs reformulation, with a view to a multicultural approach to teaching, for the full understanding of the content and the inclusion of indigenous students in a regular school. Thus, the results obtained through this process demonstrate that the multicultural study of Sciences can be a facilitating strategy in the teaching and learning process in a class formed by students from different cultures.
Description: Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2020.
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Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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