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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40267
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Title: Comunicação populista : uma proposta de quadro analítico a partir do MBL e da Mídia Ninja
Authors: Teixeira, Pedro Henrique Abelin
metadata.dc.contributor.email: pedroabelin@gmail.com
Orientador(es):: Von Bülow, Marisa
Assunto:: Comunicação populista
Populismo
Mídias sociais
Tecnologia da informação e da comunicação
Movimento Brasil Livre (MBL)
Mídia NINJA
Issue Date: 19-Mar-2021
Citation: TEIXEIRA, Pedro Henrique Abelin. Comunicação populista: uma proposta de quadro analítico a partir do MBL e da Mídia Ninja. 2020. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta dissertação se debruça sobre o tema da comunicação populista digital. Eventos políticos recentes de grande envergadura e em diversos países reacenderam o debate sobre o populismo e seus limites como ferramenta de retórica política e como conceito analítico. A nova ascensão do populismo parece estar intimamente associada ao surgimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Diversos autores têm afirmado haver correlação entre as mídias sociais e o populismo. Nessa dissertação, o populismo é compreendido como um estilo de comunicação e estratégia de ação política que pode ser tanto de direita como de esquerda. Proponho um quadro analítico para analisar e comparar a comunicação populista do Movimento Brasil Livre e da Mídia Ninja, buscando entender a relação entre comunicação populista e o engajamento da audiência no Facebook das respectivas organizações, que assumiram claras posições no período de pré-campanha eleitoral no Brasil, de janeiro a julho de 2018. Os dados analisados demonstram que o MBL assimilou e mobilizou as categorias da comunicação populista de forma mais efetiva que a Mídia Ninja, e que a organização conservadora também obteve maior engajamento. A análise indica a importância de considerar a orientação ideológica dos atores em suas práticas digitais e de utilizar uma abordagem metodológica que contemple essas diferenças ideológicas
Abstract: Recent large-scale political events in several countries have reignited the debate around populism and its limits both as a political rhetoric tool and as an analytical concept. The new populist wave seems to be closely associated with the broadened access to Information and Communication Technologies (ICTs). This research paperexpands on the theme of digital populist communication, considering that several authors have indicated a correlation between social media and populism. “Populism”is understood here as a style of communication and a political action strategy that can be used by both right and left-wing political actors. An analytical framework is proposed to analyze and compare the populist communication of the Movimento Brasil Livre and Mídia Ninja networks, seeking to understand the relationship between populist communication and public engagement on Facebook in two organizations that took clear political standsin the Brazilian pre-election period, from January to July 2018. The data analyzed shows that the MBL – the more conservative organization – has assimilated and mobilized the categories of populist communication more effectively than the Mídia Ninja, also achieving greater engagement. The analysis indicates the importance of considering the ideological orientation of the actors in their online practices and of using a methodological approach that addresses these ideological differences.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2020
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IPOL - Mestrado em Ciência Política (Dissertações)

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