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dc.contributor.advisorOliveira, Andrea Genovese de-
dc.contributor.authorAbe, Marcos Massaki-
dc.date.accessioned2021-03-11T11:37:38Z-
dc.date.available2021-03-11T11:37:38Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2020-09-29-
dc.identifier.citationABE, Marcos Massaki. Reflexões sobre a educação matemática na rede pública: propostas estruturantes e pedagógicas como o uso do material concreto. 2020. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40208-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA sistematização do ensino da Matemática, em nível nacional, apresenta muitos desafios em função da dimensão continental do Brasil com as suas múltiplas características. Este trabalho visa refletir sobre a necessidade de adaptação de diretrizes e/ou propostas nacionais, conforme constam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para a realidade local de estudantes e professores, de modo a identificar as dificuldades no presente e direcionar o planejamento do desenvolvimento de ações de gestão e práticas de ensino-aprendizagem para o futuro. Propostas de atividades com o uso de material concreto são apresentadas para que sejam principalmente aproveitadas no Ensino Fundamental – fase de aprofundamento na compreensão dos conceitos básicos e fundamentais da Matemática – da Rede Pública e, além disso, devem ser adaptadas pelos professores à realidade local de seus estudantes. Essas propostas podem colaborar na compreensão do conteúdo apresentado e diminuir a distância entre a aprendizagem de estudantes da Rede Pública em relação aos da Rede Privada. Por fim, este trabalho apresenta uma sugestão de propostas estruturantes para que os ideais da educação apresentados na LDB e nos PCNs possam ser perseguidos pelas instituições públicas de gestão da educação, que dependem de vários setores da sociedade e podem exigir a implementação de leis para a adequação dessas propostas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões sobre a educação matemática na rede pública : propostas estruturantes e pedagógicas como o uso do material concretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileirapt_BR
dc.subject.keywordParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The systematization of Mathematics teaching, in a national level, presents many challenges in virtue of the continental dimension of Brazil and it’s various characteristics. This work aims to reflect about the necessity of adapting directives and/or national proposals, in accordance to the Law of Directives and Bases for National Education (LDBNE) and the National Curriculum Parameters (NCP), for the local reality of students and teachers, in order to identify current issues and provide directions for the development planning of managerial actions and teaching- learning practices for the future. Proposals of activities using concrete materials are presented in the interest of making the most of them mainly in Elementary Schools – stage about deepening comprehension of basic and fundamental Mathematical concepts – of the Public Sector, which in addition, should be adapted to the students’ local realities by their teachers. These proposals can contribute to the learning comprehension of displayed content and shorten the gap between Public and Private School Sector students. In closing, this work sets forth suggestions of structural propositions so that the ideals of education established by the LDBNE and the NCP can be pursued by public school management institutions, which depend on multiple sectors of society and may call for the implementation of laws in pursuance of the propositions’ adequacy.pt_BR
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

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