Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40201
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Title: Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D
Authors: Costa, Arthur Reichert
Batista, Filipe Aziz
Santos, Larissa Pereira da Costa
Oliveira, Marcus Jessé Alves de
Viana, Dianne Magalhães
Silva, Jones Yudi Mori Alves da
Cornelio, Emilly Meireles Braga
Silva, Fernanda Rose
Koike, Carla Maria Chagas e Cavalcante
Assunto:: Oficinas pedagógicas
Ciência
Tecnologia
Engenharia
Matemática
Metodologia
Issue Date: Dec-2020
Publisher: ABENGE
Citation: COSTA, Arthur Reichert et al. Tutoria e múltiplas abordagens em oficina de modelagem e impressão 3D. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294.
Abstract: O desenvolvimento de habilidades e competências do século 21 passa por uma educação ativa, digital e flexível, centrada no estudante e na solução de problemas. Tal fato implica em mudança de paradigmas no que diz respeito à formação de monitores, tutores e professores para atuar nas áreas STEM - ciência, tecnologia, engenharia e matemática -, uma vez que, estes foram educados em um processo, ainda em grande parte, tradicional, conteudista e compartimentado. O propósito deste artigo é descrever o procedimento usado no planejamento pedagógico de uma oficina para estudantes do ensino médio. Utilizamos como exemplo de aplicação uma oficina sobre modelagem e impressão 3D. Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos mobile e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem instrucional de modelagem e impressão 3D. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de estudantes de graduação como parte de uma capacitação para tutoria, em que estes assumem o papel de aprendizes do ensino médio. Reflexões acerca dos resultados do teste de execução da oficina e impressões a respeito das dificuldades encontradas pelos tutores ao assumirem o papel de estudantes do ensino médio são discutidas no âmbito de sua capacitação.
DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3294
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3294
Appears in Collections:CIC - Trabalhos apresentados em eventos
ENC - Trabalhos apresentados em eventos
ENE - Trabalhos apresentados em eventos
FGA - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40201/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.