Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40124
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PedagogiaCicloAgua.pdf826,82 kBAdobe PDFView/Open
Title: A pedagogia do ciclo da água urbano : formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água
Authors: Nobrega, Gabriel Dutra Ponte
Andrade, Liza Maria Souza de
Lemos, Natália da Silva
Assunto:: Cidades sensíveis a águas
Ciclo da água urbano
Pedagogia das águas
Ecopedagogia
Hidroalfabetização
Manual pedagógico do ciclo da água urbano
Issue Date: 8-Jul-2019
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Citation: NOBREGA, Gabriel Dutra Ponte; ANDRADE, Liza Maria Souza de; LEMOS, Natália da Silva. A pedagogia do ciclo da água urbano: formas de abordagem para promover cidades sensíveis à água. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 23, p. 112-126, 8 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/25923. Acesso em: 24 fev. 2021.
Abstract: Este trabalho apresenta pedagogias da água para conscientização da importância do ciclo da água urbano que contribuem na construção do “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” inserido no projeto Brasília Sensível à Água. Como fundamentos, adota alguns projetos pedagógicos existentes, relacionados com a promoção de cidades sensíveis à água e os produtos de pesquisas anteriores do projeto Brasília Sensível à Água, que abordaram padrões espaciais e técnicas de infraestrutura ecológica (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 e ProIC 2016/2017), atentos às novas formas de ocupações urbanas ou reabilitação de áreas integradas ao restabelecimento do ciclo da água urbano. Os estudos focam o livro “Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” de Catalão e Socorro (2006), a página no Facebook chamada “Água, sua linda”, administrada pela Aliança pela Água, o programa australiano Cidades Sensíveis à Água e o evento ocorrido dentro do FAMA organizado pelo grupo de pesquisa Água e Ambiente Construído - FAU/UnB. Este trabalho obteve o prêmio de Melhor Trabalho na Área de Artes e Humanidades do 24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF, ambos em 2018.
Abstract: Paper propounds water pedagogies to raise awareness the importance of the urban water cycle that contribute to build up the “Manual pedagógico do ciclo da água urbano com padrões de infraestrutura ecológica para promover o engajamento social frente à escassez hídrica” worked in “Projeto Brasília Sensível à Água”. As foundation, adopts some existing pedagogical projects correlated to the foment of water sensitive cities and the results of previous researches of “Projeto Brasília Sensível à Águra”, wich broached spatial patterns and technical of ecological infrastructure (ProIC 2014/2015, ProIC 2015/2016 and ProIC 2016/2017), conscious to new form of urban occupancy or rehabilitation of areas embedded with the reinstatement of urban water cycle. The studies concentrate on the book "Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos” by Catalão and Socorro (2006), the Facebook page called "Água, sua linda", administered by the Water Alliance, the Australian Water Sensitive Cities program and the event held within the FAMA organized by the “Grupo de Pesquisa Água e Ambiente Construído” - FAU / UnB. The paper highlighted as Best Work in the Arts and Humanities Area of the ”24° Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 15° Congresso de Iniciação Científica do DF”, both in 2018.
Licença:: (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.10
Appears in Collections:PRO - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40124/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.