Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40063
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_AlissonVieiraCosta.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open
Title: Projetos e programas de atividade física para pessoas idosas nas universidades públicas brasileiras : um panorama geral
Other Titles: Physical activity programs for elderly people in Brazilian Federal Universities : a look at systematization
Authors: Costa, Alisson Vieira
Orientador(es):: Safons, Marisete Peralta
Assunto:: Idosos - saúde
Atividade física
Extensão universitária
Universidades públicas
Issue Date: 12-Feb-2021
Citation: COSTA, Alisson Vieira. Projetos e Programas de atividade física para pessoas idosas nas Universidades Públicas brasileiras : um panorama geral. 2020. 80 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Investigar a estrutura dos projetos/programas existentes nas Universidades públicas brasileiras; identificar semelhanças e divergências e apontar indicadores para formulação de novas propostas. Método: Pesquisa quali-quantativa do tipo exploratório-descritiva. O universo deste estudo foi composto por 109 universidades públicas brasileiras, os dados foram coletados por meio de instrumento online com uma amostra de 54 coordenadores de programas e foram analisados por meio de estatística descritiva com frequência absoluta e a parte qualitativa do estudo se deu por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Encontramos semelhanças quanto às estratégias de ensino para pessoas idosas de acordo com o que prescreve a literatura científica. Os programas/projetos ofertam atividades físicas de acordo com as condições de espaço, material e pessoal. Nem todas as regiões possuem programas bem estruturados. Há carência de recursos, materiais em boa parte dos programas/ projetos; faltam estruturas construídas e locais para a realização das atividades. Conclusão: A oferta de atividades físicas para idosos nas Universidades públicas brasileiras ainda é um campo em expansão. A maior parte dos programas surge por meio da extensão universitária e tem sido ela, uma das mantenedoras da continuidade dos mesmos. Entendemos que há indicadores para formulação de novas propostas como: a experiência de profissionais da área de Educação Física na oferta e estruturação do exercício físico ofertado; a necessidade de formação docente e continuada; a pesquisa e a extensão juntas do ensino; a importância da avaliação como subsídio para a continuidade e a prescrição dos exercícios propostos.
Abstract: To investigate the structure of existing projects / programs in Brazilian public universities; identify similarities and divergences and point out indicators for the formulation of new proposals. Method: Qualitative-quantitative exploratory-descriptive research. The universe of this study was composed of 109 public Brazilian universities, the data were collected through an online instrument with a sample of 54 program coordinators and were analyzed using descriptive statistics with absolute frequency and the qualitative part of the study was done through of the content analysis technique proposed by Bardin. Results: We found similarities regarding teaching strategies for the elderly according to what the scientific literature prescribes. The programs / projects offer physical activities according to the conditions of space, material and personnel. Not all regions have well-structured programs. There is a lack of resources, materials in most programs / projects; structures and places to carry out activities are lacking. Conclusion: The offer of physical activities for the elderly in Brazilian public universities is still an expanding field. Most programs appear through university extension and have been one of the maintainers of their continuity. We understand that there are indicators for the formulation of new proposals, such as: the experience of professionals in the area of Physical Education in offering and structuring the physical exercise offered; the need for teacher and continuing training; research and extension together in teaching; the importance of evaluation as a subsidy for the continuity and prescription of the proposed exercises.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FEF - Doutorado em Educação Física (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40063/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.