Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40061
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004_ManoelDouradoBastos.pdf3,76 MBAdobe PDFView/Open
Title: Passagens da afirmação tropicalista auto-análise do movimento da música popular brasileira por meio da compreensão em processo das canções de Caetano Veloso
Authors: Bastos, Manoel Dourado
Orientador(es):: Silva, Denilson Lopes
Assunto:: Veloso, Caetano, 1942- crítica e interpretação
Tropicália (Música)
Música popular - Brasil
Músicos brasileiros
Issue Date: 11-Feb-2021
Citation: BASTOS, Manoel Dourado. Passagens da afirmação tropicalista auto-análise do movimento da música popular brasileira por meio da compreensão em processo das canções de Caetano Veloso. 2004. 120 f.
Abstract: Caetano Veloso é uma figura chave para a compreensão da experiência musical brasileira. Nele estão sedimentadas uma série de percursos históricos da música brasileira, em total conflito com o perceptível colapso que se apresentava na esfera da política e economia, todos se organizando como sintoma e testemunha do processo social. Era do anseio de manter na ativa a dinâmica musical brasileira, sem perder o posto alcançado de modernidade e sem abrir concessões para a transformação da música em política que partia Caetano Veloso. A presente dissertação de mestrado busca descrever em seus meandros propriamente musicais as soluções de Caetano Veloso para o momento histórico da década de 1960, levando em consideração o espólio da experiência musical brasileira anterior e sua relação como mediação do processo social.
Abstract: Caetano Veloso is a key figure to the comprehension of Brazilian musical experience. In him are sedimented a historical way series of Brazilian music, in total conflict with the perceivable collapse presented in politics and economics sphere, all ofthem organized as a symptom and testimony ofsocial process. Was ofthe aim ofmaintain the Brazilian music dynamics in activity, without loosing the modernity status and without concession to transforming music in politics that begin Caetano Veloso. The present Master dissertation try to describe in their musical conceptions Caetano Veloso solutions to the historical moment of the 1960s, considering the previous Brazilian musical experience and its mediations with social process.
Appears in Collections:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40061/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.