Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPITULO_ConstrucaoPROEJA-Transiarte.pdf655,95 kBAdobe PDFView/Open
Title: A construção do PROEJA-Transiarte : uma leitura a partir dos seus registros
Authors: Castioni, Remi
Sá, Mara Franco de
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Ensino profissional
Issue Date: 2012
Publisher: Verbena Editora
Citation: CASTIONI, Remi; SÁ, Mara Franco de. A construção do PROEJA-Transiarte: uma leitura a partir dos seus registros. In: TELES, Lucio; CASTIONI, Remi; REIS, Renato Hilário dos (org.). PROEJA-Transiarte: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores. Brasília: Verbena Editora, 2012. p. 33-52. Disponível em: http://www.forumeja.org.br/df/node/2932. Acesso em: 18 dez. 2020.
Abstract: O presente texto foi elaborado mediante a leitura e análise dos registros das reuniões do Projeto PROEJA-Transiarte/UnB realizadas no período de 2007 a 2010, além do artigo EJA e educação profissional no Distrito Federal: integrando escolas e construindo a política pública elaborado pelos educadores e membros do projeto, Remi Castioni e Renato Hilário dos Reis, em 2009. Complementamos ainda a análise com extratos de entrevistas, adotados como fonte secundária, apresentados pela pesquisadora Fausta Porto Couto em sua pesquisa de dissertação. Para análise dos dados foi realizada, inicialmente, uma leitura prévia dos registros das reuniões de onde obtivemos algumas categorias de análise: formação, transiarte, pesquisa -ação, construção coletiva, institucionalização, educador, educando, EJA, educação profissional, integração curricular, ciberarte, PROEJA, PROEJA-Transiarte. Desafios que nos possibilitaram a compreensão dos seguintes aspectos: o processo de formação do subprojeto, onde destacamos o cenário encontrado pela equipe e a construção teórico-metodológica adotada. Posteriormente, a construção do subprojeto, enfatizando os itens referentes à dinâmica do processo de elaboração das atividades com os educados, as dificuldades enfrentadas e, por fim, a produção dos educandos da Educação de Jovens e Adultos, os trabalhos realizados pelos mestrandos e educadores do Programa de Pós-graduação da FE/UnB que participaram do subprojeto. A análise dos dados foi realizada mediante o uso do software Nvivo 8 – software para análise qualitativa de dados – que permite a categorização e armazenamento de textos por categorias específicas. Optamos realizar a análise do material em unidades de texto, ou seja, da fragmentação construída mediante a divisão do texto a partir da fala dos participantes do projeto. O Nvivo 8 contribuiu por reunir diversos dados comuns presentes em todo o registro das reuniões, auxiliando no processo de categorização, na releitura dos recortes realizados e, consequentemente, na elaboração da síntese do material.
Licença:: Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo editor da Verbena Editora, em 03 de dezembro de 2020, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Proeja-Transiarte: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
Appears in Collections:FE- PG - Livros e capítulos de livros
PGE - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39773/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.