Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39697
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_MaycoSabóiaSilva.pdf6,05 MBAdobe PDFView/Open
Title: Visualizações dinâmicas na geometria plana do PROFMAT
Authors: Silva, Mayco Sabóia
Orientador(es):: Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto:: Geometria dinâmica
Geogebra 3D
Programa Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Geometria plana
Livros digitais
Issue Date: 3-Dec-2020
Citation: SILVA, Mayco Sabóia. Visualizações dinâmicas na geometria plana do PROFMAT. 2020. 67 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O principal objetivo desta dissertação é a criação do e-book digital utilizando o software GeoGebra para fazer algumas demonstrações de teoremas fundamentais estudados na disciplina de Geometria plana MA13 - Geometria do Programa Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT). Dentro do contexto das Visualizações Dinâmicas, é possível ver, interagir e compreender as formas geométricas. O presente trabalho apresenta a utilização do software GeoGebra na criação de um livro digital para interação e percepções dos estudantes com essa nova forma de apresentar as demonstrações de teoremas. Para a parte da pesquisa, optou - se pela análise de conteúdo, onde foram verificadas as percepções de 47 egressos da disciplina de Geometria do PROFMAT que tiveram acesso ao livro digital e as visualizações de alguns teoremas. Os resultados mostram que as Visualizações Dinâmicas contribuíram para a compreensão das representações, de forma a facilitar o entendimento dos estudante sobre axiomas e teoremas, além de apoiar o trabalho do professor em disciplinas não presenciais.
Abstract: The main goal of this dissertation is to create a digital e-book, using the GeoGebra software to make some fundamental theoretical analyzes which are studied in the discipline of plane geometry MA13 - Geometry of the Professional Master's Program in Mathematics (PROFMAT). Within the context of Dynamic Visualizations, it is possible to see, interact and understand the geometric shapes. The present work presents the use of the GeoGebra software in the creation of a digital book for interaction and perceptions of students with this new form of presentation the changes in theorems. For part of the research, it was decided for content analysis, where it was detected the perceptions of 47 graduates of the PROFMAT Geometry discipline who had access to the digital book and the visualizations of some theorems. The results shown the Dynamic Views contributed to the understanding of representations in order to facilitate the student's understanding of axioms and theorems, in addition to supporting the work of teachers in remote activities.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MAT - Mestrado em Matemática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39697/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.