Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39618
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_UniversidadesBrasilEspanha.pdf279,57 kBAdobe PDFView/Open
Title: Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada
Other Titles: Universities in Brazil, Spain and Italy in the Covid-19 Pandemic in a comparative perspective
Universidades en Brasil, España e Italia en la Pandemia Covid-19 en una perspectiva comparada
Authors: Castioni, Remi
Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-6749-4725
Assunto:: Covid-19
Governança
Universidades e faculdades
Rankings acadêmicos
Educação comparada
Issue Date: 30-Sep-2020
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
Citation: CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de. Universidades do Brasil, da Espanha e da Itália na Pandemia da COVID-19 numa perspectiva comparada. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, [S. l.], v. 2, p. e020003, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/rbec.v2i..13780. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780. Acesso em: 10 nov. 2020.
Abstract: Investiga como as universidades brasileiras, espanholas e italianas mais bem situadas no ranking da Times Higher Education 2020, têm conduzido suas atividades durante a pandemia da Covid-19. A partir de pesquisa junto aos endereços eletrônicos das respectivas instituições e apoiados na literatura que analisa as mudanças que vêm ocorrendo no ensino superior, em perspectiva comparada, traça-se um panorama de como as universidades reagiram às restrições impostas pela pandemia. Um traço geral é que as universidades estrangeiras rapidamente migraram suas atividades de ensino para o modo remoto e no Brasil somente as estaduais paulistas o fizeram, enquanto as universidades federais paralisaram suas atividades de ensino no início da pandemia da COVID-19.
Abstract: How Brazilian, Spanish and Italian universities better placed in the Times Higher Education Ranking 2020, conducted their activities during the Covid19 pandemic. Based on a web sites survey of the respective institutions and supported by the literature that analyzes the changes that have been occurring in higher education, in comparative perspective, an overview of how universities reacted to the restrictions imposed by the pandemic is outlined. A general trait is that foreign universities quickly migrated their teaching activities to the remote mode, while in Brazil only São Paulo’s State Universities reacts, while federal universities paralyzed their teaching activities at the Covid-19 pandemic beginning.
Resumen: Cómo las universidades brasileñas, españolas e italianas mejor ubicadas en el ranking Times Higher Education 2020, llevan a cabo sus actividades durante la pandemia Covid-19. Basado en una encuesta de las direcciones de sitios electrónicos de las respectivas instituciones y respaldado por la literatura que analiza los cambios que han estado ocurriendo en la educación superior, en perspectiva comparada, se describe una visión general de cómo las universidades reaccionaron a las restricciones impuestas por la pandemia. Un rasgo general es que las universidades extranjeras migraron rápidamente sus actividades docentes al modo remoto, mientras que entre las brasileñas, sólo las estaduales de São Paulo lo hicieron, en cuanto que las universidades federales paralizaron sus actividades docentes durante el inicio de la Pandemia COVID-19.
Licença:: Copyright (c) 2020 RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada - (CC BY-NC-SA) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/13780. Acesso em: 10 nov. 2020.
DOI: https://doi.org/10.20396/rbec.v2i..13780
Appears in Collections:FE-PG - Artigos publicados em periódicos
PAD - Artigos publicados em periódicos
UnB - Covid-19

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39618/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.