Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39597
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_JanaínaGuimarãesMoraes.pdf19,1 MBAdobe PDFView/Open
Title: A poética do convite : abrindo processos de composição coreográfica na improvisação em dança
Authors: Moraes, Janaína Guimarães
Orientador(es):: Tenenblat, Nitza
Assunto:: Improvisação na dança
Artes cênicas
Coreografia
Residência artística
Issue Date: 29-Oct-2020
Citation: MORAES, Janaína Guimarães. A poética do convite: abrindo processos de composição coreográfica na improvisação em dança. 2019. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Essa dissertação é um exercício, realizado entre leituras, residências artísticas e suas materializações coreográficas, de materializar uma escrita coreográfica das questões pelas quais me debrucei ao longo do mestrado em artes cênicas. Um recorte experiencial e imaginário do ajuntamento de noções que pudessem construir a ideia de “convite” enquanto uma poética nascida pelas lógicas e práticas da improvisação em dança. Nela, compartilho possibilidades de repensar “coreografia” enquanto a criação de contextos para coexistência, levando-me a propor um olhar sobre “residências artísticas” enquanto situação estratégica para processos criativos em colaboração. Com o texto, discorro também sobre algumas características levantadas para a elaboração da ideia de convites coreográficos e seus (im)possíveis desdobramentos. Ainda, como escolha estética, ética e política, evidencia-se a metodologia da prática como pesquisa, dialogando sobre estrutura enquanto conteúdo ao convidar (metalinguisticamente) a uma leitura que se abra à possibilidade de ser realizada de corpo todo.
Abstract: This writing is an exercise, devised between readings, artistic residencies and its artistic materialisations, of materialising choreographies of the issues for which I have studied throughout the masters in performing arts. An experiential and imaginary clipping of the notions gathered wishing to build the idea of “invitation” as a poetics born from the logics and practices of dance improvisation. In it, I share possibilities of rethinking “choreography” as devising contexts for coexistence, leading me towards the "artistic residences" as strategic situation for creative processes in collaboration. By the text, I also talk about some characteristics raised for elaborating the idea of choreographic invitations and their (im)possible unfoldings. Still, as an aesthetic, ethical and political choice, the methodology of practice as research is revealed, dialoguing on structure as content by inviting (metalinguistically) to a whole-body reading.
Description: Dissertação (Mestrado) – Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39597/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.