Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39578
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_AmandadeAlmeidaRamos.pdf789,46 kBAdobe PDFView/Open
Title: Avaliação da atratividade da implementação das redes inteligentes para as concessionárias de distribuição de energia elétrica : o caso da CEB
Authors: Ramos, Amanda de Almeida
Orientador(es):: Coutinho, Paulo Cesar
Assunto:: Redes inteligentes
Energia elétrica - medição inteligente
Energia elétrica - distribuição
Companhia Energética de Brasília (CEB)
Issue Date: 22-Oct-2020
Citation: RAMOS, Amanda de Almeida. Avaliação da atratividade da implementação das redes inteligentes para as concessionárias de distribuição de energia elétrica : o caso da CEB. 2020. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Essa dissertação tem como objetivo avaliar a atratividade da implementação das redes inteligentes sob a ótica da concessionária de distribuição de energia elétrica no Brasil. Para tanto, será realizada uma análise custo-benefício de um projeto dessa natureza. Essa análise ocorrerá para o caso da Companhia Energética de Brasília (CEB) e considerará que os ativos instalados não terão reconhecimento tarifário por parte do Regulador. Os custos e benefícios foram calculados utilizando referências de outros trabalhos realizados para o Brasil e para outros países. Os resultados mostraram que a implementação desses ativos gera impactos expressivos especialmente para a redução do furto de energia elétrica e dos custos operacionais associados às atividades de leitura. Entretanto, esses benefícios não são o suficientes para justificar os custos associados, de forma que o projeto não é economicamente atrativo.
Abstract: The main purpose of our study is to evaluate the attractiveness of smart grid technologies in Brazil. The evaluation was made from the perspective of the electric power distribution's owner and considering the case of Companhia Energética de Brasília (CEB). The main hypothesis of our study is that smart grid assets are not included at CEB's regulatory asset base. We developed a cost-benefit analysis to measure the attractiveness of this project. The costs and benefits considered in our analysis were identified using references from Brazil and other countries' evaluation. Our results show that the main benefits of smart grid assets are related to energy theft and meter reading costs. However, these benefits are not enough to justify the costs. Thus, the project is not economically viable.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39578/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.