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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39491
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Title: Não está tudo bem : desafios de estudantes de baixa renda na conquista de seu lugar na educação superior pública
Authors: Clem, Eduardo Lemgruber do Valle
metadata.dc.contributor.email: eduardo.lemgruberg@gmail.com
Orientador(es):: Conceição, Maria Inês Gandolfo
Assunto:: Assistência estudantil
Política de cotas sociais
Cultura institucional
Análise institucional
Transversalidade
Promoção da saúde
Universidade de Brasília
Issue Date: 1-Oct-2020
Citation: CLEM, Eduardo Lemgruber do Valle. Não está tudo bem: desafios de estudantes de baixa renda na conquista de seu lugar na educação superior pública. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clinica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O perfil socioeconômico dos estudantes das universidades públicas federais foi significativamente modificado com a adoção de políticas de cotas de ingresso, em especial após a implementação da Lei 12.711 de 2012, chamada Lei das Cotas. Esta pesquisa parte do pressuposto de que existem três aspectos a serem considerados no que diz respeito à mudança desse perfil. O primeiro é a própria política de cotas. O segundo aspecto são os programas de assistência estudantil, sendo que a demanda por estes programas, na Universidade de Brasília (UnB), supera significativamente a oferta de vagas. Mas há um terceiro e pouco discutido assunto que é a cultura institucional. Décadas de um processo seletivo que elegeu, em sua grande maioria, estudantes oriundos de escolas particulares, geraram uma cultura elitista, que se apresenta como mais um dos desafios que dificultam a permanência dos estudantes de baixa renda e se exprimem em evasão, dificuldades acadêmicas e agravos em saúde mental, sendo o suicídio a expressão máxima do sofrimento experimentado por tais estudantes. Com a finalidade de cartografar o percurso do estudante de baixa renda, e efetuar uma análise institucional, foi formado um grupo, composto por moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma professora da Faculdade de Educação da UnB (UnB/FE) e um psicólogo, servidor da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), setor responsável pela execução da política de assistência estudantil na UnB. A cartografia, como método de pesquisa-intervenção, se propõe a produzir conhecimento agindo sobre a questão apresentada. O grupo realizou doze encontros, através do dispositivo da roda de conversa, onde problemas foram levantados e elaborados. Senso de pertencimento, afirmação da identidade de estudante de baixa renda, mobilização política, aprimoramento do diálogo com uma instituição reconhecida como excessivamente burocrática e construção de uma gestão democrática foram os principais assuntos discutidos. Para além dos assuntos trabalhados, o próprio dispositivo da roda de conversa, composta pelos três segmentos da universidade (docente, discente e técnico-administrativo), demonstrou-se eficaz como agente promotor de saúde.
Abstract: The socioeconomic profile of students in federal public universities has been significantly altered with the adoption of entrance quota policies, especially after the implementation of Law 12.711 of 2012, known as the Quota Law. This research starts from the premise that there are three aspects to be considered with regards to this changing profile. The first is the quota policy itself. The second aspect is the student welfare programs, and it is important to highlight that, at the University of Brasília (UnB), the demand for such programs is considerably greater than the availability of places. But there is a third and less discussed aspect, which is the institutional culture. Decades of a particular kind of application process have led to the selection of a large majority of students educated in private schools, generating an elitist culture that now presents itself as yet another challenge to the retention of low-income students and leads to evasion, academic difficulties and mental health struggles, with suicide as an extreme expression of the suffering those students experience. With the goal of cartographing the trajectory of the low-income student and performing an institutional analysis, a group was formed, composed of residents of the Casa do Estudante Universitário (CEU) [housing offered by the university to low-income students], a professor of UnB’s Faculty of Education (UnB/FE) and a psychologist, employed at the Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), division responsible for effecting the student welfare policy at UnB. Cartography, as a method of research-intervention, aims to produce knowledge by means of actively engaging with the issue at hand. The group met twelve times utilizing the conversation circle format, within which issues were raised and elaborated upon. Sense of belonging, affirmation of the identity of the low-income student, political mobilization, improvement of communication with an institution recognized as excessively bureaucratic, and construction of a democratic form of management were the main topics discussed. Beyond what was talked about, the conversation circle format itself – that brought together the three segments of the university (teacher, student and technical-administrative) – proved to be an effective agent of health promotion.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:PCL - Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura (Dissertações)

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