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Title: O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares : entrelinhas com a psicomotricidade
Authors: Tavares, Sandra Ferreira
Barros, Jônatas de França
Rodrigues, Mônica Giordana Franceli Blau
Silva, André Ribeiro da
Assunto:: Capacidade motora
Psicomotricidade
Issue Date: 2020
Publisher: Atena Editora
Citation: TAVARES, Sandra Ferreira et al. O corpo e as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita de escolares: entrelinhas com a psicomotricidade. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. E-book (111 p.). DOI: 10.22533/at.ed.562200608
Abstract: Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores? Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira, assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio, rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros 7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observa-se que houve um crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos, sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao outro e ao seu corpo.
Abstract: Introduction: Several factors have been delineated as causes of Reading and Writing Learning Disabilities (AD), including Body Disorders in various aspects and levels, ie, some psychomotor factors are deviant or do not have their maturity to their age. chronological In this intertwining, Psychomotricity plays a fundamental role, working both in prevention and intervention with students who have Reading and Writing Learning Disabilities, helping them to develop a healthy and free development of psychomotor factors in analogy to the body. From this perspective, this approach is justified by its relevance, both for related areas and in general which need background and suggestions to deal with the situations put into daily life. Objective: What contributions to psychomotor skills, through psychomotor interventions, can provide students with reading and writing learning disabilities, and its influence for better organization and maturation of psychomotor factors? Methodology: An Action Research of a basic nature was used, descriptive and exploratory in nature, with a qualitative approach, with a non-probabilistic sample. Collection instruments: Anamnesis was used with the parents to learn a little about the students’ history; semi-structured questionnaires applied to public school teachers to gather student information about their learning difficulties; the application of the Vitor da Fonseca Psychomotor Battery pre and post psychomotor interventions to evaluate the psychomotor factors and if they had matured; Rosa Neto’s School Development Scale, to measure the reading and writing level of students with Reading and Writing Learning Disabilities, spontaneous report with reflections on the intervention of psychomotricity implemented and photos and videos were taken during psychomotor sessions. Psychomotor sessions consisted of interventions and pedagogical practices with 8 children, 4th grade B, Elementary School I, 2 (two) females and 6 (six) males who had Reading Learning Disabilities and writing. Psychomotricity sessions were held twice a week, totaling 7 sessions, during 2 (two) months; recording everything for analysis through photos and footage. Results: It was observed through the anamnesis that the parents’ education is low, most of the mothers work as maids, cook, general service assistant, day laborer and 2 (two) mothers do not work, while parents work as production assistant, announcer , salesman, security and caretaker, which proves a low household income. At pregnancy 2 (two) mothers had a quiet and healthy pregnancy, while the other 6 (six) had a troubled pregnancy due to illness and / or aggression during pregnancy. All the children presented impairment in their motor development, as regards to firm the head, to sit without support, to roll, to crawl, to walk, to talk, or they did late or skipped the stage. In the first Psychomotor Battery, 6 (six) students exhibited Dyspractic Psychomotor Profile, with slight and specific Learning Disabilities, only 2 (two) students demonstrated Normal Psychomotor Profile. In the School Development Manual, to ascertain the Learning and Reading Difficulties, the following was found: only 1 (one) student was able to finish almost all levels of the test, except spontaneous writing; the other 7 (seven) fell short for their chronological age. The teacher according to the questionnaire answered, exposes that all students are at the syllabic level and are totally dependent to solve activities. After the psychomotor sessions, a new Psychomotor Battery was performed, through which the students showed a growth in their psychomotor factors, they moved from the Dyspraxic Psychomotor Profile to the Normal Profile and when the psychomotor factors were highlighted separately. that there was a growth in some of these factors. Conclusion: It was concluded that there was a growth due to the maturation of the psychomotor factors of the students after psychomotor interventions, because the students had a psychomotor profile change. Thus, we can see the contribution of psychomotricity as a pedagogical resource, through play and symbolic play providing a learning through movement and involving the relationships between body and psychomotor factors occurring in them, being noticeable in students a change of posture in relation to the object, space, the other and his body.
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DOI: 10.22533/at.ed.562200608
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