Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39423
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_MillenaBritoTeixeiraGontijo.pdf976,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil : um estudo a partir de teses e dissertações
Authors: Gontijo, Millena Brito Teixeira
metadata.dc.contributor.email: milenaherpa@gmail.com
Orientador(es):: Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto:: Educação musical
Autobiografia
Estado da arte
Issue Date: 31-Aug-2020
Citation: GONTIJO, Millena Brito Teixeira. O movimento (auto)biográfico no campo da Educação Musical no Brasil: um estudo a partir de teses e dissertações. 2019. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta pesquisa trata do estado da arte de teses e dissertações que possuem abordagem (Auto)biográfica pertencentes à área da Educação Musical. O referencial teórico trata de aspectos históricos sobre a abordagem (Auto)biográfica na Educação e sua expansão até a área da Educação Musical, ampliando a compreensão sobre a configuração da abordagem (Auto)biográfica. Tomamos como objetivo principal da pesquisa mapear a produção de teses e dissertações sobre a educação musical com abordagem (Auto)biográfica, focando nas dissertações e teses defendidas entre 2003 e janeiro 2019 nos diferentes programas de pós-graduação no Brasil. Como objetivos secundários: delinear a produção do conhecimento na temática na área da Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica; apresentar os estudos selecionados e sua construção com pressupostos teórico-metodológicos do método (Auto)biográfico; detectar nos resultados da pesquisa as contribuições geradas para a Educação Musical em relação a dados quantitativos; por fim, apresentar as diferentes possibilidades de investigação no campo da Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica. A metodologia da pesquisa é o estado da arte com levantamento bibliográfico da produção acadêmica de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2003 a janeiro de 2019. Os resultados parciais mostram que pelo quantitativo as maiores concentrações de pesquisas em Educação Musical com essa abordagem estão na região Sul do país, mais especificamente nas Universidades Santa Maria e a Federal do Rio Grande do Sul. Outra região do país que tem desenvolvido pesquisas com abordagem (Auto)biográfica na Educação Musical é a região Centro-Oeste, mais especificamente a Universidade de Brasília. Acredita-se que um dos fortes fatores desses acontecimentos se refere ao foco direcionado pelos coordenadores de grupo de pesquisa registrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq e por este certificado o compromisso.
Abstract: This research deals with the state of the art of theses and dissertations that have a biographical approach on the area of Music Education. The referential theoretical deals with historical aspects the (Auto)biography in Education and its open the area of Education. The main goal is the production of theses and dissertations on musical education with a (Auto)biographical approach, focusing on the dissertations and theses defended between 2003 and January 2019 in the different postgraduate programs in Brazil. As secondary objectives: to delineate a production of knowledge in the area of Music Education and Research (Auto)biographical; begins with its construction with theoretical and methodological assumptions of the (Auto) biographical method; search the results of the research in relation to the musical data in relation to quantitative data; Finally, they present themselves as research possibilities in the field of Music Education and (Auto)biographical Research .The searching process analyzing the academic production of bibliographic research produced results between the years 2003 and January 2019. The results found are the largest quantitative researches in Music Education with this approach. in the Southern region of the country, more specifically in the “Universidade de Santa Maria” and in the “Universidade Federal do Rio Grande do Sul”. Another region of the country that has done research with a (Auto) biographical approach in Music Education is a Center-West region, from Brasilia. It is believed that one of the most vatars has been an advanced participant in the nucleus directed by coordinators of research groups without any directory of CNPq research groups and by means of registration certificate.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39423/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.