Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39419
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_GustavoRochaDutra.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open
Title: Hoje a aula não é na quadra : as Tecnologias Digitais na Educação Física Escolar
Authors: Dutra, Gustavo Rocha
Orientador(es):: Amaro, Rosana
Assunto:: Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão
Educação física escolar
Docentes
Educação física - formação profissional
Issue Date: 28-Aug-2020
Citation: DUTRA, Gustavo Rocha. Hoje a aula não é na quadra: as Tecnologias Digitais na Educação Física Escolar. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta pesquisa, “Hoje a aula não é na quadra: as Tecnologias Digitais na Educação Física Escolar” se apresenta em um cenário de desmotivação discente nas aulas de Educação Física, quando os seus conteúdos são tratados na dimensão conceitual, sendo uma problemática constante no exercício da docência do professor em sua trajetória profissional. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), cada vez mais presentes em nossa sociedade passa a ser uma possibilidade de inserção no campo Educacional, com a perspectiva de transformar as ações pedagógicas de forma que sejam benéficas para a motivação e melhor aprendizado dos estudantes. O emprego das TDIC pode favorecer os docentes na estruturação de ações docentes inovadoras e colaborativas. Essa investigação tem como objetivo empregar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Educação Física. Procurou- se com os objetivos específicos: planejar o percurso didático para aplicação das tecnologias digitais com foco na dimensão conceitual; empregar ferramentas tecnológicas nas aulas de Educação Física no tratamento da dimensão conceitual e descrever a ação pedagógica utilizada no emprego das tecnologias nas aulas. A revisão de literatura sobre as TDIC se apoiou principalmente em Kenski (2012), Moran (2013) e Belloni (2009). Na parte tocante à pedagogia e à Educação Física a construção teórica tomou como referência Darido (2010), Zaballa (1998) e Libâneo (2013). No que concerne ao percurso metodológico, este estudo se apoiou na abordagem qualitativa com objeto de pesquisa do tipo exploratório por meio de relato de experiência. Foram utilizados como instrumentos neste estudo: planos de aula, registro de observação orientado por um roteiro de observação, questionário e artefato digital. Os dados foram apresentados e analisados por meios e procedimentos qualitativos. O lócus da pesquisa foi desenvolvida a partir de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal durante as aulas do professor de Educação Física, pesquisador deste estudo, em 5 turmas do 7° ano do Ensino Fundamental. As ações pedagógicas envolvendo as tecnologias revelaram uma carência na infraestrutura da escola, mais especificamente na obsolescência de seus computadores, que dificultaram o desenvolvimento principalmente para a utilização da ferramenta Canva. As ferramentas Canva, Kahoot e Google Forms se mostraram benéficas para o aumento da motivação e envolvimento dos estudantes nas atividades sendo indicadas para utilização nas ações didáticas docentes. Os dados obtidos permitem concluir que uma boa infraestrutura e a competência docente em relação ao uso pedagógico das TDIC proporcionam uma maior motivação e qualidade do processo de ensino aprendizagem permitindo o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa e de práticas inovadoras.
Abstract: This research, “Today the class is not on the court: Digital Technologies in Physical Education at School” presents itself in a scenario of demotivation in Physical Education classes, when its contents are treated in the conceptual dimension, being a constant problem in the exercise of the teacher's professional career. Digital Information and Communication Technologies (DICT), increasingly present in our society, becomes a possibility of insertion in the Educational field, with the perspective of transforming pedagogical actions in a way that is beneficial for the motivation and better learning of the students. The use of DICT can favor teachers in structuring innovative and collaborative teaching actions. This investigation aims to employ Digital Information and Communication Technologies in Physical Education classes. Specific objectives were sought: plan the didactic path for application of digital technologies with a focus on the conceptual dimension; use technological tools in Physical Education classes in the treatment of the conceptual dimension and describe the pedagogical action in the use of technologies in classes. The literature review on DICT was based mainly on Kenski (2012), Moran (2013) and Belloni (2009). In terms of pedagogy and Physical Education, the theoretical construction took as reference Darido (2010), Zaballa (1998) and Libâneo (2013). Regarding the methodological path, this study was based on a qualitative approach with an exploratory research object through an experience report. The following instruments were used in this study: lesson plans, observation record guided by an observation script, questionnaire and digital artifact. The data was presented and analyzed by means and qualitative procedures. The locus of the research was developed from a public school in the Federal District during the classes of the Physical Education teacher, researcher of this study, in 5 classes of the 7th year of Elementary School. The pedagogical actions involving the technologies revealed a lack in the school infrastructure, more specifically in the totality of its computers, which hindered the development mainly for the use of the Canva tool. The Canva, Kahoot and Google Forms tools proved to be beneficial for increasing students' motivation and involvement in activities, being indicated for use in teaching didactic actions. The data obtained allow us to conclude that a good infrastructure and teaching competence in relation to the use of DICT provide greater motivation and quality of the teaching-learning process, allowing the development of collaborative learning and innovative practices.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39419/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.