Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39354
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_FranciscoWagnerSilvadeSousa.pdf3,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: O uso do Forms como ferramenta de avaliação no ensino da Matemática
Authors: Sousa, Francisco Wagner Silva de
Orientador(es):: Seimertz, Rui
Coorientador(es):: Braga, Maria Dalvirene
Assunto:: Forms
Aprendizagem significativa
Matemática - estudo e ensino - avaliação
Ensino fundamental
Issue Date: 4-Aug-2020
Citation: SOUSA, Francisco Wagner Silva de. O uso do Forms como ferramenta de avaliação no ensino da Matemática. 2020. 90 f, il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Dentro do contexto digital, o presente trabalho objetiva investigar se a utilização de questionários on-line, criados a partir da plataforma Forms, utilizados com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, contribui para a melhoria da proficiência em Matemática. O estudo foi realizado em uma Escola Pública, localizada em Valparaíso de Goiás. O intuito da utilização dos referidos questionários é tornar o estudo da Matemática mais atrativo, dinâmico e com foco nos descritores de aprendizagem dessa disciplina, utilizados na Prova Brasil, ancorados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Os questionários são disponibilizados via link para alunos do nono ano via facebook e whatsapp. Os resultados apontam que esta ferramenta digital possibilita a verificação mais rápida dos resultados, do que seria obtido aplicando um método tradicional, uma vez que, ao finalizar o prazo para envio de respostas, essa plataforma disponibiliza de imediato os resultados dos alunos, permitindo uma correção de rotas mais rápida, de modo a aperfeiçoar as competências trabalhadas.
Abstract: In a digital environment, the present study aims to investigate the use of online questionnaires, which are created inside the plataform Forms that have been used with students in the 9th year of basic Education contributes to the improvement of language proficiency in Mathematics. The study was conducted in a Public High School, which is located in the Valparaíso de Goiás. The purpose of the use of these questionnaires is to make the study of Mathematics more attractive and dynamic, with a focus on the descriptors of the learning in this course, which are used in the Prova Brasil, anchored in the theory of meaningful learning of Ausubel. The questionnaires are available via the link on to all of the students in the ninth grade via facebook and whatsapp. The results indicate that this digital tool makes it possible to scan more of the results that would be obtained by applying a traditional method, because at the end of the time limit for the submission of answers, and this platform it offers immediate results to the students, allowing corection ofroutes and fast ways to impt to improve skills to develope knowlodges by the students.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39354/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.