Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39349
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIVRO_EnsinoMedioDebate.pdf3,49 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ensino médio em debate : currículo, avaliação e formação integral
Authors: Weller, Wivian (org.)
Gauche, Ricardo (org.)
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0001-9310-0489
Assunto:: Ensino médio - avaliação
Ensino médio - currículos
Professores - formação
Publisher: Editora Universidade de Brasília
Citation: WELLER, Wivian; GAUCHE, Ricardo (org.). Ensino médio em debate: currículo, avaliação e formação integral. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.
Abstract: Considerando que a compreensão dos sujeitos do processo educativo associada a uma formação humana integral é um desafio contemporâneo, e visando ampliar o debate em torno desse tema, foram reunidas nesta coletânea reflexões de pesquisadores e de professores que atuaram no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Distrito Federal (PNEM/DF). Os textos fazem parte de um diálogo aberto e colaborativo, com uma finalidade comum: a melhoria da qualidade da educação no nível médio. Os capítulos foram organizados em duas partes. Na primeira parte, os autores se dedicam aos estudos de currículo e da avaliação sistêmica versus avaliação formativa, com reflexões sobre: políticas curriculares que questionam a proposta de construção de uma base comum ou um conjunto de conteúdos básicos; dificuldades de efetivação de um currículo integrado e de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar; e interferências e mudanças que as avaliações podem provocar na organização curricular. A segunda parte da coletânea contém capítulos sobre áreas de conhecimento específicas e possibilidades de integração curricular no cotidiano do ensino médio. Mais especificamente, trata-se de contribuições de um conjunto de especialistas que realizaram análises dos cadernos da segunda etapa do PNEM e apontaram algumas possibilidades de integração curricular na perspectiva da formação humana integral, a partir da proposta do Currículo em Movimento implementada no Distrito Federal. Não faltam motivos para dar continuidade ao diálogo proposto neste livro, convergindo esforços na análise e elaboração de proposições que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para a educação básica, sobretudo para o ensino médio, cujas escolas configuram-se como espaço de construção de projetos de vida.
Licença:: Copyright (c) 2016 Editora Universidade de Brasília - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/51. Acesso em: 04 ago. 2020.
Appears in Collections:TEF - Livros e capítulos de livros

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39349/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.