Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39321
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_AntônioKubitschekBragaOliveira.pdf744,54 kBAdobe PDFView/Open
Title: Para pensar a aula de Filosofia : interações com o rizoma e outros conceitos de Deleuze
Authors: Oliveira, Antônio Kubitschek Braga
Orientador(es):: Gontijo, Pedro Egnaldo
Assunto:: Filosofia - estudo e ensino
Deleuze, Gilles, 1925-1995 - crítica e interpretação
Filosofia da educação
Issue Date: 28-Jul-2020
Citation: OLIVEIRA, Antônio Kubitschek Braga. Para pensar a aula de Filosofia: interações com o rizoma e outros conceitos de Deleuze. 2020. vii, 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Aqueles que desejam investigar e pensar sobre a Filosofia, sobretudo a Filosofia da Educação, encontrarão nessa dissertação uma resposta sobre o debate de aprendizagem dentro da sala de aula, principalmente na aula de Filosofia. Aqui é feito um deslocamento de conceitos de Deleuze (rizoma, nomadismo, máquina de guerra, plano de imanência, entre outros) para a sala de aula. Há uma ressonância para olhar a sala de aula como um espaço de desenvolvimento do rizoma, analisando os entreveros e desafios que existem na aula no sistema educacional oferecido pelo Estado, como uma forma de desenvolver máquinas de guerra e uma saída para novas possibilidades. Em momentos importantes o professor é convidado a pensar e repensar a postura em sala de aula e qual é o seu papel para compreender a aula como um rizoma. O professor precisa repensar-se para ser um nômade, para ocupar espaço em reação aos estriamentos do Estado, além de auxiliar os estudantes a serem nômades. A aula de Filosofia como rizoma tem um compromisso de fazer filosofia de uma forma diferente de uma aula de História da Filosofia ou uma Filosofia contemplativa. Por fim, como forma de fazer rizoma, a aula de Filosofia se articula para construir conceitos ou para promover condições possíveis para a construção de conceitos.
Abstract: This dissertation provides an answer to all those who wish to research and think about Philosophy, especially the philosophy of education, with an answer to the learning debate in a classroom, especially the philosophy class. The concepts of Deleuze (rhizome, nomadism, war machine, immanence plane, etc.) are transferred to the classroom. There is a resonance to look at the classroom as a space for the development of rhizome, and analyzing the twists and turns that exist in the classroom against the educational system offered by the state, as a way to develop war machines and an outlet for new possibilities. At important moments the teacher is invited to think and rethink the posture in the classroom and what are their role to think of the class as a rhizome. The teacher needs to rethink being a nomad, to occupy space in reaction to the striations of the State, in addition to helping students to be nomads. The class of Philosophy rhizome has a commitment to make philosophy against a class of History of Philosophy or a contemplative Philosophy. Finally, as a way of making rhizome, the Philosophy class articulates to build concepts or to promote possible conditions for the construction of concepts.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FIL - Mestrado em Metafísica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39321/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.