Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39293
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_IIForumInternacionalAmazonia.pdf26,76 MBAdobe PDFView/Open
Title: II Fórum Internacional sobre a Amazônia
Authors: Andrade, Manoel Pererira de (org.)
Iadanza, Enaile do Espírito Santo (org.)
Bastos, Ana Paula Vidal (org.)
Assunto:: Amazônia
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Núcleo de Estudos Amazônicos, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília
Citation: FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE A AMAZÔNIA, 2., 2019, Brasília. Anais... Brasília: Núcleo de Estudos Amazônicos, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília, 2020.
Abstract: O II Fórum Internacional sobre a Amazônia (II FIA), realizado de 4 a 7 de junho de 2019 na Universidade de Brasília, buscou, além de contribuir na construção de conhecimentos científicos e na valorização de saberes, revelar a situação atual da Amazônia, as ameaças aos seus povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, populações extrativistas, agricultores familiares, camponeses e ao meio ambiente, bem como evidenciar os desafios que se colocam, as formas de resistência e as possibilidades. Pretendeu ainda contribuir para o intercâmbio científico, técnico e cultural numa perspectiva inter, multi e transdisciplinar; construir ações de interesse da Amazônia e seus povos e populações a serem desenvolvidas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão; sensibilizar para o envolvimento de pesquisadores/as, estudantes, professores/as, representantes de organizações e movimento sociais, entre outros, na temática da Amazônia; criar espaços de troca de experiências, conhecimentos e saberes e divulgar os estudos elaborados e em andamento sobre a região amazônica. Desta forma, o II Fórum Internacional sobre a Amazônia apontou a produção do conhecimento sobre os processos econômicos, sociais, culturais e ambientais que têm ocorrido na região, articulando-os aos saberes dos povos originários e populares. Colaborou com os espaços de estudos e pesquisas e para que aumentasse o compromisso de diversas instituições nacionais e internacionais com a conservação da Amazônia e com as suas gentes. Abordou o contexto global no qual a Amazônia se insere, os conflitos sociais, os ataques ao ambiente, os sistemas de saúde e educação, os saberes e as tecnologias e os desafios e alternativas para a Amazônia. Durante o Fórum Internacional sobre a Amazônia foram apresentados 74 trabalhos orais e 31 pôsteres. Ocorreram 10 rodas de conversa e 9 oficinas. A feira de produtos da Amazônia e do agroextrativismo contou com mais de uma dezena de participantes como os calçados de borracha natural de seringueiros da Amazônia, o palmito de pupunha da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores e Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto RECA, de Rondônia; a Castanha-do-Brasil da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (COOPERACRE).
Licença:: Na qualidade de coordenadores gerais, detentores dos direitos autorais patrimoniais do II Fórum Internacional sobre a Amazônia, realizado na Universidade de Brasília, autorizamos o Repositório Institucional da Universidade de Brasília a disponibilizar, gratuitamente, os trabalhos publicados nos Anais do evento, conforme permissão assinalada, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.
Appears in Collections:CEAM - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39293/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.