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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
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dc.contributor.advisorMenezes, Josinalva Estacio-
dc.contributor.authorAraujo, Camila Gonçalves de-
dc.date.accessioned2020-07-09T13:51:57Z-
dc.date.available2020-07-09T13:51:57Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.date.submitted2017-11-20-
dc.identifier.citationARAUJO, Camila Gonçalves de. Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39242-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, estabeleceu-se como objetivo geral analisar as concepções de professores e alunos das escolas públicas do Distrito Federal-DF sobre a avaliação em matemática no nono ano do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se o trabalho em dois momentos. Inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica visando coletar as principais ideias sobre avaliação constando em publicações dos autores mais influentes no tema, bem como as orientações presentes em documentos e organismos oficiais. Realizou-se, também, uma pesquisa empírica junto a um total de sete professores e 199 alunos de sete Coordenações Regionais de Ensino do DF, aplicando questionários junto aos mesmos e uma entrevista semiestruturada junto aos alunos. Os dados coletados foram analisados quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos, para o procedimento da aquisição dos resultados. Como conclusão, evidenciou-se o empenho dos professores em ajudar na superação das deficiências de aprendizagem dos alunos; a necessidade de mais aprofundamento teórico dos professores nos aspectos inerentes ao processo de avaliação, maior diálogo entre docentes e discentes no processo avaliativo, e maior empenho destes últimos, encaminhando a necessidade de aprofundar as pesquisas nesse tema.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensino - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this dissertation, it was established as a general objective to analyze the conceptions of teachers and students of the public schools of the Federal District-DF on the evaluation in mathematics in the ninth year of the Elementary School. The work was developed in two moments. Initially, a bibliographical research was done aiming to collect the main ideas about evaluation, being published in the publications of the most influential authors in the subject, as well as the orientations present in official documents and organisms. An empirical research was also carried out with a total of seven teachers and 199 students from seven Regional Education Coordinations of the Federal District, applying questionnaires with them and a semi- structured interview with the students. The collected data were analyzed for the quantitative and qualitative aspects, for the procedure of the acquisition of the results. As a conclusion, there was evidence of the teachers' commitment to help overcome the students' learning deficiencies; the need for more theoretical deepening of the teachers in the aspects inherent to the evaluation process, greater dialogue between teachers and students in the evaluation process, and greater commitment of the latter, pointing out the need to deepen research on this topic.pt_BR
dc.contributor.emailcamila-mat@hotmail.compt_BR
Appears in Collections:MAT - Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

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