Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39114
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_OdilonRodriguesdeMoraisNeto.pdf4,05 MBAdobe PDFView/Open
Title: O mundo de Justiniano Sawrepte : sonhos, espíritos e mortos no Brasil Central.
Authors: Morais Neto, Odilon Rodrigues de
Orientador(es):: Souza, Marcela S. Coelho de
Assunto:: xamanismo
escatologia
etnologia Jê
Akwẽ-Xerente
Justiniano Sawrepte
Issue Date: 6-Jul-2020
Citation: MORAIS NETO, Odilon Rodrigues de. O mundo de Justiniano Sawrepte: sonhos, espíritos e mortos no Brasil Central. 2020. 271 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta tese foi escrita por meio de uma série de conversações com o sekwa (pajé) Justiniano Sawrepte. Tratamos de especular sobre os modos de existência de espíritos e mortos no mundo vivido dos Akwẽ, povo falante de uma língua jê. Temos como desafio formular uma descrição que não adote simplesmente um expediente de documentar assimetricamente "crenças" de povos indígenas, mas sim de reconhecer a validade onto-epistêmica de conceitos que emergem como uma contra-antropologia nativa capaz de avançar uma crítica aos pressupostos ontológicos do mundo de onde vem o pesquisador.
Abstract: This thesis was written through a series of conversations with the sekwa (shaman) Justiniano Sawrepte. We tried to speculate about the ways of existence of spirits and deads in the lived world of the Akwẽ. We have the challenge of formulating a description that does not simply adopt an expedient to asymmetrically document "beliefs"of indigenous peoples, but to recognize the onto-epistemic validity of concepts that emerge as a native counter-anthropology capable of advancing a critique of the ontological assumptions of the world where the researcher comes from.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39114/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.