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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39085
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Title: A atuação e expansão da empresa Kroton Educacional na educação básica
Authors: Pontes, Deysiane Farias
Orientador(es):: Silva, Maria Abádia da
Assunto:: Kroton Educacional
Política educacional
Educação básica
Privatização
Gestão escolar
Issue Date: 6-Jul-2020
Citation: PONTES, Deysiane Farias. A atuação e expansão da empresa Kroton Educacional na educação básica. 2020. 229 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Esta tese elege como objeto de investigação o processo de atuação e expansão da empresa privada com fins lucrativos Kroton Educacional, na provisão de serviço privado com foco na educação básica brasileira, de 2008 a 2018. Parte do problema: o modelo de gestão educacional adotado pela Kroton Educacional, advindo da lógica empresarial privada capitalista, traz implicações para a gestão da educação básica. A educação, nesse modelo, torna-se uma mercadoria que visa ao lucro e se distancia do “preparo [da pessoa] para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988. Foram eleitos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o movimento da Kroton e da holding Saber e a expansão do mercado privado na educação básica; b) desvelar as formas de atuação da Kroton por meio das fusões e das aquisições de empresas privadas; c) apreender como o modelo de gestão educacional da Kroton interfere na educação básica, por meio da atuação da holding Saber. Fundamenta-se na matriz teórico-metodológica, no materialismo histórico-dialético, assim como nos conceitos de privatização e contradição, para apreender a relação entre setor público e setor privado. Ao analisarmos os documentos da empresa Kroton Educacional, assumimos as seguintes dimensões da privatização da educação básica: gestão, desenho curricular e oferta de matrícula. No percurso, emergiram mais duas dimensões: política e financeira. As grandes instituições privadas com fins lucrativos da área educacional formam uma rede política que busca transformar a educação básica no Brasil em produto e tirar dela a maior rentabilidade, levando para o centro da política educacional a lógica gerencialista, em sinergia com o sistema sociometabólico do capital e alinhada ao neoliberalismo. Apontam-se como resultados: atuação multifacetada no processo de privatização, com frente de atuação diversificada por meio das dimensões de venda de desenho curricular, gestão escolar e oferta de serviços e produtos; expansão dos negócios da Kroton na educação básica também com a atuação na dimensão de articulação política em redes de empresários, em prol da privatização da educação básica púbica; financeirização da educação básica por meio da atração de investidores nacionais e internacionais como mais uma forma de privatização que opera com o capital fictício. A educação básica foi eleita como mais um nicho de mercado da Kroton que tenta subverter a educação básica pública em mercadoria e negócio rentável.
Abstract: This thesis has as its object of investigation the process of performance and expansion of the private for-profit company Kroton Educacional, in the provision of private service focusing on Brazilian Basic Education, from 2008 to 2018. Part of the problem: the model of educational management adopted by Kroton Educacional, arising from the capitalist private business logic, has implications for the management of Basic Education. The following specific objectives were elected: a) to analyze the movement of Kroton and the holding company Saber and the expansion of the private market in public basic education; b) unveil Kroton's ways of operating through mergers and acquisitions of private companies; c) learn how Kroton's educational management model interferes in public basic education, through the performance of the Saber holding company. The theoretical-methodological matrix of this research project is based on historical-dialectical materialism, as well as the concepts of privatization and contradiction, to understand the relationship between public and private. When analyzing the documents of the company Kroton Educacional, we assume the following dimensions of the privatization of Basic Education: management, curriculum design and right offer. Along the way, two more dimensions emerged: political and financial. The big companies in the educational area form a political network that seeks to transform Basic Education in Brazil into a product and make it as profitable as possible, taking the managerialist logic to the center of educational policy, in synergy with the metabolic system of capital and ideologically aligned to neoliberalism. They point out as results: multifaceted performance in the privatization process, with a diversified performance front through the dimensions of sales of curriculum design, school management and offer of services and products; Kroton expands its business in basic education also by acting in the dimension of political articulation in networks of entrepreneurs, in favor of the privatization of public basic education; financialization of basic education through the attraction of national and international investors as another form of privatization that operates with fictitious capital. Basic education was chosen as another market niche by Kroton that tries to subvert public basic education into merchandise and profitable business.
Resumen: Esta tesis tiene como objeto de investigación el proceso de desempeño y expansión de la empresa privada con fines de lucro Kroton Educacional, en la prestación de servicios privados centrados en la Educación Básica brasileña, de 2008 a 2018. Parte del problema: el modelo de gestión educativa adoptado por Kroton Educacional, que surge de la lógica capitalista de los negocios privados, tiene implicaciones para la gestión de la Educación Básica. Se eligieron los siguientes objetivos específicos: a) analizar el movimiento de Kroton y el holding Sabre y la expansión del mercado privado en la educación básica pública; b) desvelar las formas de operar de Kroton a través de fusiones y adquisiciones de empresas privadas; c) aprenda cómo el modelo de gestión educativa de Kroton interfiere en la educación básica pública, a través del desempeño de la compañía holding Sabre. La matriz teórico-metodológica de este proyecto de investigación se basa en el materialismo histórico-dialéctico, así como en los conceptos de privatización y contradicción, para comprender la relación entre lo público y lo privado. Al analizar los documentos de la empresa Kroton Educacional, asumimos las siguientes dimensiones de la privatización de la Educación Básica: gestión, diseño curricular y oferta adecuada. En el camino, surgieron dos dimensiones más: política y financiera. Las grandes empresas en el área educativa forman una red política que busca transformar la Educación Básica en Brasil en un producto y hacerlo lo más rentable posible, llevando la lógica gerencialista al centro de la política educativa, en sinergia con el sistema sociometabolico del capital y alineado ideológicamente. al neoliberalismo. Señalan como resultados: desempeño multifacético en el proceso de privatización, con un frente de desempeño diversificado a través de las dimensiones de ventas de diseño curricular, gestión escolar y oferta de servicios y productos; Kroton amplía su negocio en educación básica también actuando en la dimensión de articulación política en redes de empresarios, a favor de la privatización de la educación básica pública; financiarización de la educación básica a través de la atracción de inversionistas nacionales e internacionales como otra forma de privatización que opera con capital ficticio. Kroton eligió la educación básica como otro nicho de mercado que intenta subvertir la educación básica pública en mercancías y negocios rentables.
Résumé: Cette thèse a pour objet d'investigation le processus de performance et d'expansion de l'entreprise privée à but lucratif Kroton Educacional, dans la prestation de services privés axés sur l'éducation de base brésilienne, de 2008 à 2018. Une partie du problème: le modèle de gestion de l'éducation adopté par Kroton Educacional, issu de la logique des affaires privées capitalistes, a des implications pour la gestion de l'éducation de base. Les objectifs spécifiques suivants ont été choisis: a) analyser le mouvement de Kroton et de la société holding Sabre et l'expansion du marché privé dans l'enseignement public de base; b) dévoiler les modes de fonctionnement de Kroton par le biais de fusions et d'acquisitions de sociétés privées; c) apprendre comment le modèle de gestion de l'éducation de Kroton interfère dans l'enseignement public de base, à travers la performance de la holding Sabre. La matrice théoriqueméthodologique de ce projet de recherche est basée sur le matérialisme historico-dialectique, ainsi que sur les concepts de privatisation et de contradiction, pour comprendre la relation entre public et privé. Lorsque nous analysons les documents de la société Kroton Educacional, nous supposons les dimensions suivantes de la privatisation de l'éducation de base: gestion, conception des programmes et bonne offre. En cours de route, deux autres dimensions ont émergé: politique et financière. Ils indiquent comme résultats: une performance multiforme dans le processus de privatisation, avec un front de performance diversifié à travers les dimensions de la vente de la conception des programmes, la gestion des écoles et l'offre de services et de produits; Kroton étend son activité dans l'enseignement de base également en agissant dans la dimension de l'articulation politique dans les réseaux d'entrepreneurs, en faveur de la privatisation de l'enseignement public de base; la financiarisation de l'éducation de base par l'attraction d'investisseurs nationaux et internationaux comme une autre forme de privatisation qui fonctionne avec un capital fictif. L'éducation de base a été choisie comme une autre niche du marché par Kroton qui essaie de transformer l'éducation de base publique en marchandise et en affaires rentables.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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