Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_AleksandraEwaPluta.pdf12,24 MBAdobe PDFView/Open
Title: A recepção das obras dramatúrgicas de Sławomir Mrożek no Brasil
Authors: Pluta, Aleksandra Ewa
Orientador(es):: Siewierski, Henryk
Assunto:: Sławomir Mrożek
Dramaturgia
Teatro do absurdo
Adaptação teatral
Recepção
Teatro brasileiro
Crítica teatral
Issue Date: 6-Jul-2020
Citation: PLUTA, Aleksandra Ewa. A recepção das obras dramatúrgicas de Sławomir Mrożek no Brasil. 2020. 226 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, 2020.
Abstract: A presente tese tem como objetivo apresentar a recepção das obras dramatúrgicas de Sławomir Mrożek no Brasil, bem como as relações polono-brasileiras presentes no ambiente dos artistas que estiveram envolvidos na encenação teatral de diferentes peças de Mrożek no Brasil, especialmente nos anos setenta do século XX. O estudo concentra-se na análise da recepção das adaptações das peças teatrais nos palcos brasileiros pela crítica teatral e público brasileiros, em contexto – cultural, social, histórico e político – e língua diferentes daqueles em que as obras foram concebidas e originalmente montadas. O trabalho consistiu em analisar, organizar, e sistematizar as informações sobre as montagens brasileiras das peças do dramaturgo polonês e na identificação dos jornais, na transcrição das matérias e resenhas e na revisão desse conteúdo, proporcionando uma apresentação da leitura do pensamento de Sławomir Mrożek. Os resultados da pesquisa representam esforços concretos para facilitar a aproximação do autor citado ao público brasileiro, bem como promover a pesquisa sobre a presença dos autores poloneses no teatro brasileiro e preservar parte da memória teatral brasileira ligada à cultura polonesa.
Abstract: The present thesis aims at analyzing the reception of the dramatic works of Polish author Sławomir Mrożek in Brazil. It also explores the relations between Brazil and Poland in the context of the artists involved in the various productions of Mrożek’s plays, especially in the 1970s. Furthermore, the focus is upon the reception of these performances by Brazilian theater critics and audiences, bearing in mind that these plays were staged in a different - cultural, social, historical and political - context and language from that in which they were originally conceived and performed. My research consisted in analyzing, organizing and systematizing the information about the Brazilian productions of Mrożek’s plays and identifying relevant newspapers sources, transcribing articles and reviews, as well as revising this material with the aim of presenting the reception of Mrożek’s thought in Brazil. The findings of the present study represent my concrete efforts in bringing Mrożek’s oeuvre closer to the Brazilian public as well as fostering further research on the presence of Polish authors in Brazilian theater as a way of preserving the Brazilian theatrical legacy related to Polish culture.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:TEL - Doutorado em Literatura (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39072/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.