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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38957
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Title: Políticas afirmativas na pós-graduação da FACE : um estudo das representações sociais
Authors: Coelho, Selma Monteiro
Orientador(es):: Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto:: Programas de ação afirmativa
Sistema de cotas
Egressos
Pós-graduação
Issue Date: 3-Jul-2020
Citation: COELHO, Selma Monteiro. Políticas afirmativas na pós-graduação da FACE: um estudo das representações sociais. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Essa pesquisa pretendeu levantar e descrever a representatividade dos egressos cotistas negros dos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB), de modo específico da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE), analisar o cenário acadêmico superior atual e, apresentar a percepção dos gestores de cursos de pós- graduação stricto sensu da FACE sobre políticas de ações afirmativas. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a técnica de triangulação de dados, com combinação de três métodos distintos de coleta: documental, quantitativo e qualitativo. Os dados coletados revelam que apenas 17,8% dos programas de pós-graduação ativos na UnB, em 2019, ofertavam vagas de ações afirmativas. Que há pouco conhecimento relativo a políticas de ação afirmativa, por parte dos coordenadores de cursos de pós-graduação. Que falta um incentivo maior das instâncias superiores como a CAPES e o DPG, e que há fatores relativos à dificuldade de adequação de edital e de processo seletivo. 90% dos egressos cotistas da FACE sugerem que pode haver barreiras para seleção e ingresso em uma pós-graduação, em razão de exigência de muitos requisitos, por barreiras de classe, por falta de bolsas, por poder haver racismo nas bancas de seleção, sempre representadas por tradicionais professores brancos, além de outros fatores. No entanto, 60% dos respondentes afirmam que, se a pós-graduação da área de interesse oferecesse vagas de ações afirmativas, tentariam o ingresso. Conclui-se, que há demandantes, no entanto, a política de ação afirmativa ainda é pouco acatada pelos programas. Ressalta-se, portanto, a importância de um maior incentivo por parte do Decanato superior e da CAPES, a necessidade de uma ampla discussão acerca de tais políticas na UnB, e sua implementação nos cursos de pós-graduação da FACE e nos demais cursos de pós da instituição, que ainda não aderiram à política, como incentivo e como forma de encorajar e atrair os demandantes dessas políticas, egressos de cursos de graduação da UnB ou de outras instituições, interessados nessa modalidade educacional.
Abstract: This research sought to collect data on as well as describe the representativity of black quota placement graduates from under-graduate courses at the University of Brasília (UnB), specifically in courses at the Faculty of Economics, Administration, Accounting and Public Policy Management (FACE) with a view to analysing the current tertiary level scenario as well as present perceptions from stricto sensu FACE post-graduate directors on affirmative action policies. In conducting this research, data triangulation together with three specific data collection methods were used: document collection as well as quantitative and qualitative methods. The data collected indicated that in 2019 only 17.8% of active UnB post-graduate programs offered affirmative action places. Post-graduate course coordinators showed very little knowledge of affirmative action policies. There was a lack of greater incentive from higher institutions such as CAPES (Coordination for Tertiary Level Training and Capacitation) and the DPG (UnB’s Human Resource Management Office) and there were factors regarding the difficulty to adapt course announcements and university selection processes. Ninety percent of black quota graduates suggested that there may be barriers in selection and entry to post-graduate courses given the demand for more requisites, class barriers, a lack of scholarships, racism on selection panels, always made up of traditional white professors, among other factors. All the same, 60% of those interviewed in this research, affirmed that if the post-graduate course of their interest were to offer affirmative action places, they would apply. It was concluded that there is a demand, nonetheless, affirmative action policy is still hardly endorsed by post-graduate programs. Further, there is the need for greater incentive from UnB’s Human Resource Management Office as well as CAPES. There must be wider discussions on affirmative action policies at UnB and their implementation in FACE post-graduate courses and in other UnB post-graduate courses as a whole that have not yet adopted these policies in order to create an incentive as well as encourage and attract those who demand these policies, graduates from under-graduate courses at UnB or at other institutions, and all interested in this form of education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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