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2005_Francisco Marcelo Avelino Júnior.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorLopes, Jorge Expedito de Gusmão-
dc.contributor.authorAvelino Junior, Francisco Marcelo-
dc.date.accessioned2020-07-03T12:27:16Z-
dc.date.available2020-07-03T12:27:16Z-
dc.date.issued2020-07-03-
dc.date.submitted2005-05-06-
dc.identifier.citationAVELINO JUNIOR, Francisco Marcelo. Cultura da educação profissional continuada: uma análise dos contadores do município de Fortaleza - CE. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)— Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38875-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação tem por objetivo analisar se há, dentre os contadores do município de Fortaleza - Ceará, uma cultura de Educação Profissional Continuada, na perspectiva de uma futura obrigatoriedade. Com este objetivo, o estudo apresenta uma abordagem histórica do desenvolvimento da Contabilidade e da Educação Superior Contábil no Brasil; os enfoques e os propósitos do Programa de Educação Profissional Continuada. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi o método indutivo com a utilização de questionário aplicado aos Contadores do município de Fortaleza registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará - CRC -CE. Conclui-se que se por um lado os contadores do município de Fortaleza afirmaram a importância do aprendizado contínuo representado por 97,30% da amostra; por outro se compreende que alguns teriam dificuldade para aceitar a imposição de um Programa de Educação Profissional Continuada, por entenderem que existem fatores desmotivantes como: atividades dispendiosas, pouca oferta de cursos e até mesmo falta de tempo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCultura da educação profissional continuada : uma análise dos contadores do município de Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação continuadapt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordContabilidade - históriapt_BR
dc.subject.keywordEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.keywordFortaleza (Brasil)pt_BR
dc.description.abstract1The present investigation analyzes if it has, amongst the accountants of the city of FortalezaCeará, a culture of Continued Professional Education, in the perspective of one future obligatoriness to garantee to the society best professional services in the terms of Resolution CFC n° 995/04 through the analysis of the activities played for the accountants in the city of Fortaleza, as well as through the analysis and detection of the factors that have motivated or made it difficult the search for the Continued Education and to inquire the attributes considered indispensable for the professional exercise. With this objective, the study presents a historical boarding of the development of the Accounting and the Countable Superior Education in Brazil, the approaches and the intentions of the Program of Continued Professional Education. The procedure used in the research was the inductive method with the use of a questionnaire applied to the accountants of the city of Fortaleza registered at the Regional Accountancy Council of Ceará-CRC-CE, of which it could evidence that if on one hand it is perceived that in the city of Fortaleza most of the accountants have a cocern for a continuous learning represented by 97,31% of the sample ; on the other hand it understands that some would have difficulties to accept the imposition, understanding that desmotivating factors exist as : expensive activities, few offers of courses and even though time lack.pt_BR
Appears in Collections:CCA - Mestrado em Ciências Contábeis (Dissertações)

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