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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38792
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Title: Traços de personalidade preditores da percepção de futuro da aposentadoria e o uso de nudges para a atualização da contribuição de planos de aposentadoria
Authors: Castilho, Rodrigo Barbosa de
Orientador(es):: Pilati, Ronaldo
Assunto:: Aposentadoria
Traços de personalidade
Envelhecimento
Nudges
Poupança e investimentos
Issue Date: 2-Jul-2020
Citation: CASTILHO, Rodrigo Barbosa de. Traços de personalidade preditores da percepção de futuro da aposentadoria e o uso de nudges para a atualização da contribuição de planos de aposentadoria. 2020. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: O envelhecimento primário é percebido de forma diferente pelos indivíduos, assim como a percepção de futuro de sua aposentadoria. Esta dissertação, composta por dois estudos, visa explorar o processo cognitivo relacionado à tomada de decisão frente à necessidade de formação de poupança financeira com o objetivo previdenciário. Em outras palavras, busca-se estudar os motivos pelos quais o ser humano, conhecedor de suas limitações físicas e de seu processo natural de envelhecimento, opta (ou não) por se preparar financeiramente, de forma previdente, para o momento de sua aposentadoria. O Estudo 1 tem por objetivo avaliar a existência de um padrão significativo de características individuais e traços de personalidade relacionados à percepção de futuro da aposentadoria, identificando-os como preditores de comportamento presente em potenciais consumidores de produtos de natureza previdenciária. Participaram do estudo 11.725 indivíduos, com idade entre 20 e 65 anos (M = 42,11; DP = 11,54). A Conscienciosidade apresentou, dentre os traços de personalidade, o maior nível de correlação com a perspectiva de futuro relativa à aposentadoria. As análises de regressão apresentaram resultados significativos para as variáveis Percepção de Futuro da Aposentadoria e para o traço de personalidade Conscienciosidade, como preditores do comportamento de consumidores de planos de aposentadoria complementar. O Estudo 2 objetivou avaliar a utilização de intervenções associadas ao conceito de arquitetura da escolha (nudges) e sua eficiência na promoção de ações realizadas com o objetivo de elevar o valor de contribuição mensal para planos de previdência complementar. Os participantes do estudo foram distribuídos em um grupo controle e outros três grupos experimentais, tendo o Estudo 2 obtido resposta de 92 participantes, com idade entre 23 e 75 anos (M = 44,64; DP = 11,72). Os nudges realizados elevaram o valor médio de contribuição dos participantes de R$ 281,16 para R$ 371,15. Em relação ao montante mensal aportado pelos participantes do estudo, houve uma elevação de 32%, passando de R$ 25.867,49 para R$ 34.145,90. O estudo apresentou, ainda, diferenças significativas entre as respostas aos nudges, de acordo com os traços de personalidade dos participantes e os objetivos de cada intervenção realizada.
Abstract: Primary aging is perceived differently by everyone, as is the perception of the future of their own retirement. This dissertation, composed of two studies, aims to explore the cognitive process related to decision making, considering the need for financial savings with the objective of retirement. In other words, the reasons why the human being, aware of his physical limitations and natural aging process, chooses (or not) to prepare financially, in a provident manner, for the moment of his retirement. Study 1 aims to assess the existence of a significant pattern of individual characteristics and personality traits related to the perception of the future of retirement, identifying them as predictors of behavior present in potential consumers of retirement plans. 11,712 individuals participated in the study, aged between 20 and 65 years (M = 42.11; SD = 11.54). Conscientiousness presented, among personality traits, the highest level of correlation with the perspective of future related to retirement. The regression analyzes showed significant results for the variables Perception of the Future of Retirement and for the personality trait Conscientiousness, as predictors of the behavior of consumers of complementary retirement plans. Study 2 aimed to evaluate the use of interventions associated with the concept of nudges and their efficiency in promoting actions carried out with the aim of raising the value of monthly contributions to supplementary pension plans. The participants were divided into a control group and three other experimental groups. Study 2 has a response from 92 participants, aged between 23 and 75 years (M = 44.64; SD = 11.72). The nudges increased the participants' average contribution amount from R$ 281.16 to R$ 371.15. In relation to the monthly amount contributed by the study participants, there was an increase of 32%, from R$ 25,867.49 to R$ 34,145.90. The study also showed significant differences between responses to nudges, according to the participants' personality traits and the objectives of each intervention performed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IP - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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