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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38751
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Title: Festival de cultura corporal : uma proposta de intervenção pedagógica para os jogos internos da escola
Authors: Costa, José Henrique de Almeida
Orientador(es):: Costa, Jonatas Maia da
Assunto:: festival de cultura corporal
Jogos internos
Educação física escolar
Prática pedagógica
Issue Date: 2-Jul-2020
Citation: COSTA, José Henrique de Almeida. Festival de cultura corporal: uma proposta de intervenção pedagógica para os jogos internos da escola. 2020. Jonatas Maia da f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Abstract: Este trabalho foi impulsionado pelos anseios e inquietações enquanto professor da educação pública básica no interior do estado de Pernambuco, e nas situações de enfrentamento para democratizar e difundir os conhecimentos desenvolvidos por meio da educação física escolar referenciados a partir da concepção crítico superadora e norteada pelos parâmetros curriculares do estado de Pernambuco. O objeto de estudo é a organização dos jogos internos integrados à prática pedagógica em educação física numa perspectiva progressista. Nesse sentido, enfatiza-se uma proposta de festival de cultura corporal como alternativa que supera as formas tradicionais de organização de jogos internos no que se refere ao trato pedagógico. O objetivo foi experimentar uma proposição pedagógica de realização de Jogos Internos integrados a proposta de educação física escolar do estado de Pernambuco. Para tanto se fez necessário: a) identificar quais os aspectos da prática pedagógica da educação física escolar foram desenvolvidos no decorrer do festival de cultura corporal; b) identificar quais aspectos estavam integrados ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a concepção de educação da escola. Do ponto de vista metodológico, recorremos a elementos da pesquisa-ação entendendo-a como uma alternativa à investigação social aplicada em práticas educacionais como uma ação planejada pautada na ação coletiva em função da resolução de problemas ou objetivando transformações de caráter social, educacional, técnico ou outros. O estudo foi realizado por meio de amostragem intencional e utilizados para a produção de dados a observação participante, entrevista coletiva, diário de campo físico e eletrônico, ficha de observação, registro de vídeo e fotográficos, além da execução de grupos focais. Os dados foram organizados conforme especificidade de conteúdo, transcritos para fichas de pontuação classificatória de acordo com as regras estabelecidas e descritos para serem socializados. O festival de jogos da forma como foi construído e vivenciado pode contribuir para materialização da proposta curricular de educação física escolar do ensino médio do estado de Pernambuco, desenvolvendo as expectativas de aprendizagem previstas para o ciclo de escolarização, contemplando vários elementos da cultura corporal e as diferentes dimensões do conteúdo. O protagonismo juvenil, a construção coletiva e os meios tecnológicos demonstraram ser essenciais para a realização do festival de cultura corporal. O festival conseguiu transformar os jogos internos da escola ao integrar-se à prática pedagógica e ao PPP da escola contribuindo no desenvolvimento da concepção de educação a qual a instituição se propõe, o que supera as formas tradicionais de organização dos jogos internos. Ademais, se faz necessário que a produção científica voltada para intervenções pedagógicas busque alternativas de organização para os jogos internos intimamente ligados aos projetos políticos pedagógicos das escolas e que atendam a maioria dos estudantes, buscando superar o caráter estritamente procedimental, excludente e consumista dos jogos internos tradicionais. Bem como o aprofundar a compreensão dos meios tecnológicos, a interdisciplinaridade e a equalização das diferentes manifestações da cultura corporal nesses eventos. Por fim, estamos convencidos de que a alternativa criada atende a maioria dos estudantes e pode ser aplicada em outras realidades.
Abstract: This work was driven by the anxieties and concerns as a teacher of basic public education in the interior of the state of Pernambuco, and in situations of confrontation to democratize and disseminate the knowledge developed through school physical education referenced from the critical overcoming concept and guided by the parameters of the state of Pernambuco. The object of study is the organization of internal games integrated with the pedagogical practice in physical education in a progressive perspective. In this sense, a proposal for a body culture festival is emphasized as an alternative that surpasses traditional ways of organizing internal games with regard to pedagogical treatment. The objective was to try a pedagogical proposition of conducting Internal Games integrated with the proposal of physical education in the state of Pernambuco. For that, it was necessary to: a) identify which aspects of the pedagogical practice of physical education at school were developed during the festival of body culture; b) identify which aspects were integrated into the Political-Pedagogical Project (PPP) and the concept of school education. From a methodological point of view, we resort to elements of action research, understanding it as an alternative to social research applied in educational practices as a planned action based on collective action based on problem solving or aiming at transformations of a social, educational, technical character or others. The study was carried out by means of intentional sampling and used for the production of data: participant observation, collective interview, physical and electronic field diary, observation form, video and photographic record, in addition to the execution of focus groups. The data were organized according to content specificity, transcribed to classificatory score sheets according to the rules established and described to be socialized. The games festival as it was built and experienced can contribute to the materialization of the curricular proposal for physical education in high school in the state of Pernambuco, developing the learning expectations foreseen for the schooling cycle, contemplating various elements of body culture and the different dimensions of the content. Youth protagonism, collective construction and technological means proved to be essential for the realization of the body culture festival. The festival managed to transform the school's internal games by integrating with the school's pedagogical practice and PPP, contributing to the development of the concept of education that the institution proposes, which surpasses the traditional ways of organizing internal games. In addition, it is necessary that scientific production aimed at pedagogical interventions seek alternatives for organizing internal games that are closely linked to the political pedagogical projects of schools and that serve the majority of students, seeking to overcome the strictly procedural, exclusive and consumerist character of internal games traditional. As well as deepening the understanding of technological means, interdisciplinarity and equalizing the different manifestations of body culture in these events. Finally, we are convinced that the alternative created serves the majority of students and can be applied in other realities.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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