Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38734
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_RobsondeMeloNogueira.pdf12,87 MBAdobe PDFView/Open
Title: Práticas que legitimam a tradição “roots” no cenário musical do reggae em São Luís do Maranhão : ensaio etnomusicológico a partir do Bar Porto da Gabi
Authors: Nogueira, Robson de Melo
Orientador(es):: Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
Assunto:: Reggae
Etnomusicologia
Música
Citation: NOGUEIRA, Robson de Melo. Práticas que legitimam a tradição “roots” no cenário musical do reggae em São Luís do Maranhão: ensaio etnomusicológico a partir do Bar Porto da Gabi. 2019. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: Esta pesquisa, inserida na Área de Concentração da Etnomusicologia, traz para o debate o tema do reggae, contextualizada a partir de práticas e espaços da cultura local e de seus conflitos entre tradição e modernidade. Elege-se como locus da investigação, a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão e mais especificamente, o Bar Porto da Gabi, espaço considerado como um reduto de tradição para o reggae local. Têm-se como objetivo o de compreender quais são as práticas que definem o Bar Porto da Gabi como sendo um espaço de tradição no reggae roots em São Luís, Maranhão. Utiliza-se a abordagem antropológica e como ferramenta a pesquisa etnográfica. Como resultado, observa-se como elementos de significação das práticas no contexto: o movimento de luta e resistência, o disco de vinil e o sentimento de pertencimento ao local e às pessoas que lá se reúnem. O trabalho se enverga e aponta para um estudo mais cuidadoso sobre a influência da localidade na formação de tais atores, a trajetória das bandas de reggae do estado e a percepção delas sobre a história do reggae e suas lutas pessoais.
Abstract: This research, inserted in the Ethnomusicology Concentration Area, brings to the debate the theme of reggae, contextualized from practices and spaces of local culture and its conflicts between tradition and modernity. Elected as the locus of research, the city of São Luís, capital of the state of Maranhão and more specifically, the Bar Porto da Gabi, considered a place of tradition for local reggae. The objective is to understand what are the practices that define the Bar Porto da Gabi as a space of tradition in the reggae roots in São Luís, Maranhão. The anthropological approach is used and ethnographic research as a tool. As a result, it is observed as signifying elements of the practices in the context: the movement of struggle and resistance, the vinyl disc and the feeling of belonging to the place and to the people who gather there. The paper focuses on a more careful study of the influence of locality on the formation of such actors, the trajectory of the reggae bands of the state and their perception of the history of reggae and their personal struggles.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/38734/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.